www.23regiaoparauapebas1.blogspot.com
GUIA DE CLASSES REGULA AGRUPADAS
Apresentação (departamental)
Palavras introdutórias...
Diante dessa perspectiva, propomos que toda ou a maioria das ações dos Clubes de Desbravadores sejam construídas tendo como base os cartões de classes, que por sua vez seriam cumpridos através de um modelo de programação padrão onde nessa programação são incorporados os requisitos dos cartões de classes regulares e Classes Regulares Agrupadas.
O plano que propomos será aplicado dentro de uma metodologia prática e funcional, caracterizada pela simplicidade, sistematicidade, instrumentalidade e procedimentos padrão e estará compilado em um guia, o Guia de Classes Regulares.
Índice
1. Procedimentos padrão
Classes regulares agrupadas: Método de agrupamento das classes regulares em um único cartão conforme as respectivas idades do Desbravador (Cartões disponíveis com equipe de formação da ABA).Utilizar essas classes para os Desbravadores que ingressaram no Clube com mais de 10 anos de idade completos;
Ingresso de aspirantes fora do período dos inicio das atividades anual: O desbravador será matriculado na classe referente à sua idade e começará a cumprir os itens a partir daquela data até cumprir o ciclo anual de um ano. No momento do ingresso à classe ele receberá o Guia do Aspirante (Em anexo) contendo os itens da sessão geral de seu respectivo cartão. Caso o desbravador, de livre iniciativa, queira atualizar-se no cumprimento dos itens passados anterior ao seu ingresso ao clube, ele poderá fazê-lo de forma paralela ao cronograma normal de atividades de sua classe, porém fora do período do estudo regular da classe a apresentá-los ao seu instrutor.
Divisão de classes: Momento de 45 minutos dentro da programação regular dos Clubes para o estudo das classes regulares e classes regulares agrupadas. Formar os grupos por idade com base nos cartões;
Orientador de formação: De preferência uma pessoa madura, membro da diretoria e com experiência de clube e exerce o cargo de diretor de formação. Terá a função de monitorar e avaliar o desempenho do instrutor de classe e fornecer materiais e condições necessárias para o seu trabalho;
Instrutor de Classe: Membro da diretoria pode ser também o conselheiro da unidade. Terá o papel fundamental de acompanhar e orientar o desbravador no cumprimento de uma classe no período de um ano;
Pasta de formação: Pasta destinada ao Desbravador onde serão arquivados os documentos de seu processo avaliativo do ano em curso. Providenciar ou solicitar uma para cada Desbravador;
Pasta do instrutor: Pasta contendo os materiais relacionados ao cartão que o instrutor irá trabalhar: um cartão de classe regular e agrupada, manual do instrutor, leituras obrigatórias (livros), material teórico das especialidades básicas, plano anual de classe, plano de classe bíblica, materiais para trabalhar o plano de classe, controle de entrega de relatórios e trabalhos, modelos de: relatórios, resumos de livros e trabalhos escritos. Providenciar uma para cada instrutor;
Processo de Avaliação: Seguir um modelo de avaliação continuada para as especialidades e classes, constituída de presença, participação, apresentação de relatórios e uma única prova no final do ano para cada cartão. Esta prova será de caráter avaliativo e não reprovativo. Todos esses controles serão avaliados e arquivados na pasta de formação.
Relatório: Instrumento de comprovação e avaliação de cumprimento de itens de cartão (modelo em anexo).
Resumo de livros: Instrumento de comprovação das leituras obrigatórias. Solicitar o resumo dos livros lidos quando solicitado no cartão. (orientação em anexo).
Trabalho escrito: Instrumento para comprovação e avaliação de temas sugeridos no cartão. Solicitá-lo quando o cartão pedir pesquisas e estudos sobre um determinado tema. (orientação em anexo).
Declaração – Para cumprimento de itens que necessitem da confirmação de alguém que acompanhou o cumprimento um determinado item que não necessite de apresentação de relatório. (anexo)
Programações regulares: Por motivo de segurança das crianças e adolescentes bem como evitar a sobrecarga da diretoria, Orienta-se que os Clubes tenham apenas duas programações regulares na semana (em anexo), de preferência uma aos domingos e outra aos sábados à tarde (classe bíblica).
Diretriz da classe bíblica: Propõe que seja adotada uma estrutura na Classe Bíblica: estudo do curso bíblico (fornecido pelo campo), divisão em grupo (por classe) para o estudo da seção “Descoberta Espiritual” e apresentação de palestras. (orientação na parte da Classe Bíblica)
Plano de classe bíblica: Plano anual de estudo (em anexo) destinado ao instrutor de classe, para o acompanhamento do cumprimento dos itens da sessão “Descoberta espiritual” e das palestras temáticas.
Classificação das especialidades: As especialidades serão classificadas em Especialidades Básicas, Gerais e Profissionais. Seguir o modelo para que seja possível o cumprimento das 32 especialidades obrigatórias dos seis cartões no período de um ano.
Especialidades básicas - Especialidades que podem ser passadas em exposição teórica e discussão grupal, no momento da divisão de classe, a partir de materiais fornecidos pelo Clube. Podendo ser passada pelo Instrutor de Classe.
Especialidades Gerais – Especialidade caracterizada por exigir certa infra-estrutura para o seu ensino, maior domínio sobre o tema por quem irá passá-la, de preferência um instrutor do clube. É de responsabilidade do clube.
Especialidades Profissionais – Especialidade caracterizada por exigir um nível de conhecimento mais específico, atuação de um profissional da área, maior tempo para o seu cumprimento e certa infra-estrutura para o seu ensino. Quando possível, sugere-se as experiências sejam em ambiente extra Clube. É de responsabilidade do Clube.
Plano anual de especialidades – Plano que facilita o planejamento da passagem das especialidades durante o ano em curso, bastando apenas preenche-lo de acordo a necessidade de cada especialidade (em anexo);
Relatório de avaliação de classes – Relatório mensal a ser enviada a equipe de formação da ABA para avaliar e analisar o desempenho e andamento das classes regulares em cada clube. (em anexo);
Acompanhamento externo – O diretor de formação da região e/ou regional estará regularmente acompanhando e orientando a aplicação do plano nas reuniões regulares dos Clubes de sua região do inicio ao encerramento de suas programações. É necessário que exista um itinerário de visitação elaborado pela região.
Como implantar
Passo 1 – Marcar uma reunião de conscientização com toda a diretoria do clube apresentando que a base das ações do Clube serão as Classes Regulares. Na ocasião lhes apresentar o Guia de Classes Regulares;
Passo 2 – Dividir os Desbravadores por idade, independente de sexo, para o estudo das classes;
Passo 3 – Eleger um instrutor de classe para cada idade entre 10 a 15 anos. Quando o clube não possuir o número suficiente de instrutores deve ser acumulado o número de classes sob a responsabilidade de um instrutor;
Passo 4 – Montar o cronograma de especialidades gerais e profissionais em cima do plano anual de especialidades;
Passo 5 – Montar o calendário anual de atividades do Clube tendo como base o calendário proposto no Guia de Classes;
Passo 6 – Preparar e entregar uma pasta para o instrutor de classe contendo os materiais necessários para o desenvolvimento de suas atividades;
Passo 7 – Criar métodos de acompanhamento e avaliação individual do desbravador baseados em fichas, planilhas, etc.;
Passo 8 – Seguir um processo de acompanhamento e controle interno que será avaliado pelo instrutor de classe, supervisionado pelo orientador de formação do Clube, que mensalmente estará apresentando nas reuniões internas do clube o andamento do processo;
Passo 9 – Cumprir os programas regulares de domingo e da classe bíblica aos sábados;
Passo10 – Separar na programação de domingo 45 minutos exclusivo para a classe regular e 1 hora para as especialidades gerais e profissionais;
Passo 11 – Repassar ao capelão do clube o plano de classe bíblica, o programa e a escala de palestrantes;
Passo 12 – Apresentar relatório de avaliação das Classes nas reuniões mensais da Região.
Essas atividades deverão ser desenvolvidas de forma geral pelo clube. Para facilitar o seu desenvolvimento elas foram agrupadas em 10 programações ou eventos que deverão estar inseridos na programação anual dos clubes conforme o modelo sugestivo do calendário anual proposto neste guia.
1. Cursos e treinamentos (4)
Objetivo:
- Treinar e orientar para melhor servir.
Atividades possíveis de serem executados:
- Curso de 10 horas;
- Curso de 4 horas
- Curso para diretoria de Clube
- Participar do mestrado em vida campestre
2. Cerimônias (3)
Objetivos:
- Celebrar publicamente o recebimento de novos desbravadores e seu respectivo aprendizado.
Atividades possíveis de serem executados:
- Cerimônia de admissão /recebimento de lenço
- Condecoração de especialidades
- Investidura de classes
Sugestão: uma no dia mundial, outra no final do primeiro semestre e a ultima no final do ano.
3. Caminhada (1)
Objetivos:
- Cumprir itens de cartão.
Atividades possíveis de serem executadas:
- Cumprir requisitos de uma das especialidades da seção “Estudos da Natureza”.
- Caminhadas acima de 8 km.
Obs.: Esta caminha deve ser promovida pela região.
4. Classe bíblica (35)
4.1. Diretriz da Classe Bíblica:
- No primeiro momento da classe Bíblica será passada a lição (curso fornecido pelo Campo) de forma geral;
- Após o estudo da lição o grupo será dividido por classe e estará sob orientação do instrutor de classe, que coordenará o estudo dos textos bíblicos contidos no plano anual de classe bíblica;
- Quando terminarem todas as lições, o curso bíblico dará lugar ao ciclo de palestras temáticas dos cartões, continuando após a palestra do dia, o debate em grupo, por classe, do tema apresentado;
Obs.:Seguir o plano anual de classe e o programa da classe bíblica em anexo neste guia.
Objetivos:
- Promover o crescimento espiritual e moral do Desbravador.
Atividades possíveis de serem executadas:
- Curso bíblico (fornecido pelo Campo local)
- Cumprir a maior parte dos itens da seção “Descoberta Espiritual” (seguir plano anual da classe bíblica).
- Realizar as palestras propostas nos cartões de classes regulares. Só apresenta relatório quem tiver o tema como item obrigatório de seu cartão.(seguir plano anual da classe bíblica).
Temas a serem abordados:
- Pressão de grupo e seu papel na tomada de decisões.
- Princípios de saúde;
- Aborto;
- Modéstia Cristã;
- Drogas;
- Sexualidade;
- Violência doméstica;
- Auto-estima;
- Debater as vantagens do estilo de vida Adventista;
- Amizade;
- Otimismo e pessimismo;
- A Importância da escolha profissional;
- Como se relacionar com os pais;
- A escolha da pessoa certa para namorar;
- O plano de Deus para o sexo;
- Aptidão física e exercício regular;
-Finanças pessoais;
- O serviço do santuário;
- Acessibilidade.
5. Encontros regionais (4)
Objetivo:
- Promover a integração entre os clubes de uma mesma região.
Atividades possíveis de serem executadas:
- Palestras
- Olimpori
- Projetos comunitários
6. Recreação e desporto (4)
Objetivos:
- Promover a familiaridade e o espírito de grupo.
- Quebrar a rotina.
- Criar canais de comunicação.
- Motivar.
Atividades que podem ser desenvolvidas:
- Olimporis;
- Excursões/Passeios;
- Educação física;
- Atividades extras (não interferem na programação regular (Horas sociais, saídas sábado a noite, reunir a unidade para uma pratica esportivo, fazer uma hora social na residência de um dos membros, se reunirem para assistir um filme na casa de um dos membros da unidade, fazerem um junta panela, combinarem um piquenique).
7. Acampamentos (2)
Orienta-se que o Clube de Desbravadores promova dois acampamentos no ano denominados de “acampamento I” e “acampamento II” tendo como parâmetro o nível de exigência de cada um.
Objetivos:
Ajudar jovens e juvenis a sentirem a proximidade de Deus e a se tornarem familiarizados com Ele através da criação.
Preparar nossos juvenis para o tempo de perseguição vindoura.
Aumentar a familiarização entre os acampantes.
Aprender a viver ao ar livre.
Ensinar confiança própria.
Satisfazer o espírito de aventura.
Desenvolver o vigor físico.
7.1. Acampamento I
Atividades possíveis de serem executadas:
- Identificar aves pelo canto, gramíneas que requer juntar sementes ou folhas, árvores ou arbustos que pede para identificar e colecionar folhas;
- Participar de um pernoite;
- Completar Especialidade de Natação Principiante I e Acampamento I (parte prática);
- Aprender os sinais para seguir uma pista;
- Descobrir os pontos cardeais sem a ajuda de uma bússola;
- Armar, desarmar, limpar e guardar uma barraca;
- Construir um abrigo;
- Conhecer os métodos de purificar água;
- Caminhada de oito quilômetros.
- Corrida rústica;
7.2. Acampamento II
Atividades possíveis de serem executadas:
- Ajudar no planejamento;
- Completar a especialidade de Natação Principiante II e Acampamento II(parte prática);
- Fazer e seguir uma pista de 2 quilômetros, com no mínimo 10 sinais, que também possa ser seguida por outros;
- Fazer um relatório destacando o que mais lhe impressionou positivamente em um acampamento;
- Colaborar no planejamento de um acampamento e cozinhar duas refeições;
- Fazer um fogo refletor e demonstrar seu uso;
- Completar a especialidade de Resgate Básico(parte prática);
- Construir e utilizar um móvel de acampamento em tamanho real, com nós e amarras;
- Preparar uma cama de acampamento com materiais naturais.
8. Treinamento ao ar livre (2)
Objetivos:
- Possibilitar condições para o cumprimento de atividades que necessitem ser realizadas ao ar livre.
Atividades que podem ser desenvolvidas: (três atividades em cada saída)
- Demonstrar como cuidar corretamente de uma corda. Fazer e explicar o uso prático dos nós obrigatórios dos cartões de classe.
- Orientações sobre segurança e promover um teste para verificar o desempenho do DBV.
- Apresentar 10 regras para uma caminhada e explicar o que fazer quando estiver perdido.
- Explicar o que é um mapa topográfico, o que se espera que ele indique e como deve ser usado.
- Identificar pelo menos vinte sinais e símbolos usados nestes mapas.
- Construir abrigos e fogos.
9. Atividades regulares (28)
As atividades aqui propostas serão desenvolvidas dentro da programação regular de domingo.
Objetivos:
- Cumprir em um ano os planos de desenvolvimento integral do Desbravador.
Atividades possíveis de serem executados:
- Classes regulares (6);
- Especialidades (32);
- Atividades recreativas (da programação regular).
10. Atividades missionárias e comunitárias (4)
Objetivos:
- Cumprir os principais objetivos pelos quais os Clubes de Desbravadores existem que é Salvar do pecado e guiar no Serviço.
Atividades possíveis de serem executadas:
-Atividade comunitária (Visitar entidade beneficente, limpeza de praças, entrega de cestas básicas, etc);
- Atividade missionária (distribuição de flores em hospitais no dia das mães, distribuição de panfletos, visitas missionárias);
- Visita à prefeitura /Cartão de pesquisador (verificar se pode ser substituída por outra atividade similar).
Atividades que o diretor deverá viabilizar junto à igreja para cumprimento individual de cartões:
- O diretor deverá viabilizar junto à secretaria da igreja para que o DBV assista pelo menos uma reunião de alguma comissão da igreja ou do clube;
- Participação em dois programas envolvendo diferentes departamentos da igreja local.
- Participação em pelo menos três atividades missionárias.
Sugestões:
☺ Especialidade de cães (Estudos da natureza)
☺ Arte em massa de pão (artes e habilidades manuais)
☺Anfíbios (estudos da natureza)
☺Arte de contar historias (Atividades missionárias)
☺Pegadas de animais (Estudos da natureza)
☺Desenho e pintura (Artes e habilidades manuais)
☺Vida familiar (Atividades missionárias)
☺Arte culinária (Habilidades domésticas)
☺Gatos (Estudos da natureza)
☺Magistério (Atividades profissionais)
☺Cidadania cristã (Atividades missionárias)
☺Decoupagem (Artes a habilidades manuais)
☺Aventuras por Cristo (Atividades missionárias)
☺Sementes (Estudos da natureza)
☺Testemunho juvenil (Atividades missionárias)
☺Ecologia (Estudos da natureza)
☺Pipas (Atividades recreativas)
☺Panificação (Habilidades domésticas)
☺Mordomia (Atividades missionária)
Sugestões:
KAcampamento I (Atividades recreativas)
KAcampamento II (Atividades recreativas)
KModelagem em sabão (Arte e habilidades manuais)
KNatação I (Atividades recreativas)
KNatação II (Atividades recreativas)
KOrdem Unida (Atividades recreativas)
KNutrição (Habilidades domésticas)
KTécnicas de lavanderia (Habilidades domésticas)
Sugestões:
LPrimeiros socorros (Ciência e saúde)
LPrimeiros socorros I (Ciência e saúde)
LResgate básico (Ciência e saúde)
LCultura física (Atividades recreativas)
Atividades que devem ser cumpridas no momento das classes regulares coordenado pelo instrutor de classe:
Classe regular: Amigo – 10 anos
Classe regular: Companheiro
Agrupada: Amigo e Companheiro – 11 Anos
- Cumprir os itens 1,2 e 3 da seção geral
- Ler o livro para Juvenil do ano em curso. Resumir em um parágrafo.
- Ler de livro “Pela Graça de Deus”
- Decorar os livros do antigo e novo testamento, e dividi-los em suas 8 áreas.
- Conversar com seu conselheiro ou unidade sobre como respeitar pessoas de cultura, raça, e sexo diferentes.
- Decorar e explicar I Coríntios 9:24-27
- Conversar com o seu líder sobre aptidão física e os exercícios regulares para uma vida saudável.
- Aprender sobre os prejuízos causados à saúde pelo cigarro e escrever seu compromisso de não utilizá-lo.
- Ler o evangelho de Mateus ou Marcos em qualquer tradução e decorar duas passagens sugeridas.
- Dirigir ou colaborar em uma meditação criativa para a sua unidade ou Clube.
- Especialidade de anfíbios (Est. natureza).
- Arte de contar história (ativ. Missionária).
Classe regular: Pesquisador
Agrupada: Companheiro e Pesquisador – 12 Anos
- Cumprir os itens 1,2 e 3 da seção geral
- Ler o livro para Juvenil do ano em curso. Resumir em um parágrafo.
- Ler de livro “Pela Graça de Deus”
- Demonstrar como usar uma Concordância Bíblica.
- Decorar os livros do antigo e novo testamento, e dividi-los em suas 8 áreas.
- Conversar com seu conselheiro ou unidade sobre como respeitar pessoas de cultura, raça, e sexo diferentes.
- Participar de uma discussão em classe sobre os efeitos do álcool sobre o organismo e escrever um compromisso pessoal livre do álcool.
- Explicar os princípios de temperança sobre Daniel 1
- Decorar Daniel 1.8
- Escrever seu compromisso pessoal de seguir um estilo de vida saudável.
- Aprender sobre os prejuízos causados à saúde pelo cigarro e escrever seu compromisso de não utilizá-lo.
- Ler o evangelho de Mateus ou Marcos em qualquer tradução e decorar duas passagens sugeridas. No caso de classe regular, decorar Lucas e João e discutir três passagens sugeridas no cartão.
- Aprender os princípios de uma dieta saudável e ajudar a preparar um quadro com os grupos básicos de alimentos.
- Especialidade de pegadas de animais (Est.da natureza)
- Especialidade de vida familiar (Ativ.missionárias)
- Especialidade de desenho e pintura (Artes e hab. Man.)
- Especialidade de Arte e culinária (Hab. Domestica)
- Dirigir uma cerimônia de abertura do clube.
- Identificar a constelação de órion e centauro e seu significado espiritual. Ler livro Primeiros Escritos Ellen. White.
Classe regular: Pioneiro
Agrupada: Pesquisador e Pioneiro – 13 Anos
- Cumprir os itens 1,2 e 3 da seção geral. Voto, lei, lema e alvo.
- Ler o livro para Juvenil do ano em curso. Resumir em um parágrafo.
- Ler de livro “Pela Graça de Deus”
- Demonstrar como usar uma Concordância Bíblica.
- Decorar os livros do antigo e novo testamento, e dividi-los em suas 8 áreas.
- Conversar com seu conselheiro ou unidade sobre como respeitar pessoas de cultura, raça, e sexo diferentes.
- Conhecer o hino nacional e o que ele significa.
- Participar de uma discussão em classe sobre os efeitos do álcool e do fumo sobre o organismo e escrever um compromisso pessoal livre do álcool e do fumo.
- Explicar os princípios de temperança sobre Daniel 1.
- Decorar e explicar Daniel 1:8
- Conversar em seu clube ou unidade sobre:
a. O que é o cristianismo.
b. Quais são as características de um verdadeiro discípulo.
c. O que fazer para ser um cristão verdadeiro
- Escrever seu compromisso pessoal de seguir um estilo de vida saudável.
- Ler o evangelho de Mateus ou Marcos e Lucas em qualquer tradução.
- Matricular pelo menos três pessoas em um curso bíblico por correspondência ou classe bíblica.
- Aprender os princípios de uma dieta saudável e ajudar a preparar um quadro com os grupos básicos de alimentos.
- Especialidade de cidadania cristã (Atividades Missionárias)
- Especialidade de Gatos (Estudos da natureza)
- Especialidade de decoupagem (Artes e hab. Manuais)
- Especialidade de magistério (Atividades Profissionais)
Classe regular: Excursionista
Agrupada: Pioneiro e Excursionista – 14 Anos
- Cumprir os itens 1,2 e 3 da seção geral. Voto, lei, lema, alvo e objetivo.
- Ler o livro para Juvenil do ano em curso. Resumir em um parágrafo.
- Demonstrar como usar uma Concordância Bíblica.
- Ler o livro “Pela Graça de Deus”
- Decorar os livros do antigo e novo testamento, e dividi-los em suas 8 áreas.
- Conversar com seu conselheiro ou unidade sobre como respeitar pessoas de cultura, raça, e sexo diferentes
- Participar de uma discussão em classe sobre os efeitos do álcool sobre o organismo e escrever um compromisso pessoal livre do álcool.
- Decorar e explicar I Coríntios 9:24-27
- Conversar em seu clube ou unidade sobre:
a. O que é o cristianismo.
b. Quais são as características de um verdadeiro discípulo.
c. O que fazer para ser um cristão verdadeiro
- Explicar os princípios de temperança sobre Daniel 1.
- Decorar e explicar Daniel 1:8
- Escrever seu compromisso pessoal de seguir um estilo de vida saudável.
- Aprender sobre os prejuízos causados à saúde pelo cigarro e escrever seu compromisso de não utilizá-lo.
- Ler o evangelho de Mateus ou Marcos em qualquer tradução e decorar duas passagens sugeridas.
- Matricular pelo menos três pessoas em um curso bíblico por correspondência ou classe bíblica.
- Estudar o trabalho do Espírito Santo, como Ele se relaciona com as pessoas, e discutir seu envolvimento no crescimento espiritual.
- Através do estudo da Bíblia, descobrir o verdadeiro significado da observância do Sábado.
- Aprender os princípios de uma dieta saudável e ajudar a preparar um quadro com os grupos básicos de alimentos.
- Participar em dois programas envolvendo diferentes departamentos da igreja local.
- Apresentar um organograma da igreja local e as funções dos departamentos. Ler o manual da igreja.
- Escolher e completar dois requisitos da especialidade de Temperança.
- Especialidade de Aventuras por Cristo. (Ati. Missionária).
- Especialidade de Sementes (Est. natureza)
- Espec. de Testemunho juvenil. (Ativ. Missionárias).
Classe regular: Guia
Agrupada: Excursionista e Guia – 15 Anos
- Cumprir os itens 1,2 e 3 da seção geral. Voto, lei, lema, alvo, objetivo e voto a bíblia.
- Ler o livro para Juvenil do ano em curso. Resumir em um parágrafo.
- Demonstrar como usar uma Concordância Bíblica.
- Ler um livro sobre a história da Igreja Adventista, com destaque especial para a realidade de seu país
- Decorar os livros do antigo e novo testamento, e dividi-los em suas 8 áreas.
- Conversar com seu conselheiro ou unidade sobre como respeitar pessoas de cultura, raça, e sexo diferentes
- Participar de uma discussão em classe sobre os efeitos do álcool sobre o organismo e escrever um compromisso pessoal livre do álcool.
- Decorar e explicar I Coríntios 9:24-27
- Conversar em seu clube ou unidade sobre:
a. O que é o cristianismo.
b. Quais são as características de um verdadeiro discípulo.
c. O que fazer para ser um cristão verdadeiro
- Explicar os princípios de temperança sobre Daniel 1.
- Decorar e explicar Daniel 1:8
- Escrever seu compromisso pessoal de seguir um estilo de vida saudável.
- Aprender sobre os prejuízos causados à saúde pelo cigarro e escrever seu compromisso de não utilizá-lo.
- Fazer uma apresentação sobre os oitos remédios naturais dados por Deus, para alunos do ensino fundamental.
- Ler o evangelho de Mateus ou Marcos em qualquer tradução e decorar duas passagens sugeridas.
- Matricular pelo menos três pessoas em um curso bíblico por correspondência ou classe bíblica.
- Estudar o trabalho do Espírito Santo, como Ele se relaciona com as pessoas, e discutir seu envolvimento no crescimento espiritual.
- Através do estudo da Bíblia, descobrir o verdadeiro significado da observância do Sábado.
- Ler o livro “Nossa Herança”.
- Fazer uma apresentação sobre os oito remédios naturais dados por Deus.
- Ler e resumir três histórias de pioneiros adventistas. Contar estas histórias na reunião do clube, no culto JA, ou na Escola Sabatina.
- Aprender os princípios de uma dieta saudável e ajudar a preparar um quadro com os grupos básicos de alimentos.
- Organograma sobre estrutura administrativa da igreja na Divisão Sul Americana
- Escolher e completar dois requisitos da especialidade de Temperança.
- Pipas (Ativ. recreativas)
- Panificação (Habilidades domésticas)
temperança.
- Mordomia (Ativ. Missionárias)
- Ecologia (Estudo da natureza).
6. Calendário anual de programações e eventos
Este calendário tem como referência o ano de 2009, mas poderá servir de base para qualquer ano. Os Clubes ficam livres para opcionar por outras especialidades das que são propostas, desde que sejam da mesma área e o cartão dê essa possibilidade.
É necessário que os clubes iniciem suas atividades na terceira semana de janeiro para que tenham condições de cumprir todo o currículo das Classes Regulares.
Janeiro
1º final de semana - Férias
1º final de semana - Férias
2º final de semana - Livre ou férias
2º final de semana - Livre ou planejamento organizacional
3º final de semana - Planejamento organizacional ou inicio das atividades
3º final de semana - Inicio das atividades/apresentação/recreação
4º final de semana – Inicio da Classe bíblica
4º final de semana – Programa regular / Especialidade de Acampamento I
5º final de semana – Classe bíblica/saída
Fevereiro
5º final de semana – Programa regular / Especialidade Acampamento I
6º final de semana – Classe bíblica
6º final de semana – Programa regular / Especialidade Acampamento I
7º final de semana – Concílio ou convenção / Campo
7º final de semana – Retiro espiritual
8º final de semana – Classe bíblica
Março
8º final de semana – Encontro regional/palestra (abertura do SAVA)
9º final de semana – Classe bíblica
9º final de semana – Programa regular / Especialidade de Modelagem em sabão
10º final de semana – Classe bíblica
10º final de semana – Atividade recreativa / excursão/ passeio
11º final de semana – Classe bíblica
11º final de semana – Programa regular / Especialidade de Modelagem em sabão
12º final de semana – Treinamento p/ diretoria e curso de 4 horas / REGIÃO
Abril
12º final de semana – Classe bíblica
13º final de semana – Programa regular / Especialidade de Modelagem em sabão
13º final de semana – Semana do calvário/ Apoio a igreja
14º final de semana – Programa regular / Proj. comunitário/ limpeza de um ambiente público
14º final de semana – Classe bíblica - Concurso bom de bíblia
15º final de semana – Manhã esportiva
15º final de semana – Dia mundial dos Desbravadores/Investidura e condecoração
16º final de semana – Solenidade cívica – Dia mundial DBV
Maio
16º final de semana – Classe bíblica
17º final de semana – Treinamento ao ar livre
17º final de semana – Classe bíblica
18º final de semana – Programa regular / Ordem unida
18º final de semana – Classe bíblica
19º final de semana – Programa regular / Ordem unida
19º final de semana – Classe bíblica - Bom de bíblia – 2ª etapa
20º final de semana – Programa regular / Ordemunida
20º final de semana – Classe bíblica e Caminhada
21º final de semana – Caminhada/Região
Junho
21º final de semana – Classe bíblica
22º final de semana – Programa regular / Especialidade de Primeiros socorros
22º final de semana – Projeto comunitário
23º final de semana – Programa regular / Especialidade de Primeiros socorros
23º final de semana – Classe bíblica
24º final de semana – Encontro regional/corrida rústica
24º final de semana – Classe bíblica
25º final de semana – Programa regular / Especialidade de Primeiros socorros
Julho
(definir data)Realização do Acampamento I
25º final de semana – Classe bíblica - Bom de bíblia 3ª etapa
Agosto
26º final de semana – Classe bíblica
26º final de semana – Programa regular/ integração
27º final de semana – Classe bíblica
27º final de semana – Programa regular / Especialidade de Acampamento II
28º final de semana – Bom de bíblia – 4ª etapa
28º final de semana – Programa regular / Especialidade de Acampamento II
29º final de semana – Classe bíblica
29º final de semana – Treinamento ao ar livre
30º final de semana – Projeto comunitário/ visita entidade beneficente
30º final de semana – Programa regular / Especialidade de Cultura física
Setembro
31º final de semana – Desfile de bairro(por clube)
31º final de semana – Classe bíblica / Bom de bíblia 5ª etapa
32º final de semana – Encontro regional / Palestra
32º final de semana – Classe bíblica
33º final de semana – Programa regular / Especialidade Cultura física
33º final de semana – Classe bíblica
34º final de semana – Atividade recreativa / passeio/ olimpori
34º final de semana – Classe bíblica
35º final de semana – Programa regular / Especialidade Natação II
Outubro
35º final de semana –Classe bíblica
36º final de semana – Programa regular / Especialidade Natação II
36º final de semana – Acampamento II ou inicio de novembro
37º final de semana – Classe bíblica
37º final de semana – Programa regular / Especialidade Primeiros socorros I
38º final de semana – Classe bíblica
38º final de semana – Programa regular / Especialidade Primeiros socorros I
39º final de semana – Classe bíblica / Bom de bíblia 6ª etapa
Novembro
39º final de semana - Programa regular / Especialidade Primeiros socorros I
40º final de semana – Projeto missionário/ Projeto Bálsamo
40º final de semana – Curso de 10 horas/Campo
41º final de semana – Classe bíblica
41º final de semana – Programa regular / Especialidade Resgate básico
42º final de semana – Classe bíblica
42º final de semana – Programa regular / Especialidade Resgate básico
43º final de semana – Vida Campestre / Região
43º final de semana – Classe bíblica
44º final de semana – Programa regular / Especialidade Resgate básico (enc. SAVA)
Dezembro
44º final de semana – Classe bíblica/Colheita (apoio a igreja)
45º final de semana – Programa regular / Especialidade extra
45º final de semana – Classe bíblica
46º final de semana – Programa regular / Especialidade extra
46º final de semana – Investidura/condecoração
47º final de semana – Confraternização do Clube/ Encerramento das atividades
47º final de semana – Encontro regional/recreação e encerramento das atividades da região
ANEXOS
PLANO ANUAL CLASSE REGULAR – PAC: 10ANOS
Classe regular: Amigo
Seqüência de reuniões |
Requisitos |
Quantidade de reuniões |
1. |
Cumprir os itens 1,2 e 3 da seção geral |
|
2. |
Ler o livro para Juvenil do ano em curso
|
|
3. |
Ler o livro “Pela Graça de Deus”
|
|
4. |
Decorar os livros do Antigo Testamento, e dividi-los em suas cinco áreas. (apresentar trabalho por escrito)
|
|
5. |
Mencionar dez qualidades de um bom amigo e apresentar quatro situações diárias onde você praticou a Regra Áurea de Mateus 7:12. |
|
6. |
Conhecer o Hino Nacional de seu país e o que ele significa |
|
7. |
Explicar os princípios de temperança sobre Dan.1 |
|
8. |
Decorar e explicar Daniel 1:8 |
|
9. |
Escrever seu compromisso pessoal de seguir um estilo de vida saudável |
|
10. |
Aprender os princípios de uma dieta saudável. |
|
11. |
Especialidade de cães (Est. natureza) |
|
12. |
Arte em massa de pão (arte e hab. Manuais) |
|
PLANO ANUAL CLASSE REGULAR – PAC: 11ANOS
Classe regular: Companheiro
Agrupada: Amigo e Companheiro
Encontros para estudos |
Requisitos |
Tempo necessário |
1. |
Cumprir os itens 1,2 e 3 da seção geral
|
|
2. |
Ler o livro para Juvenil do ano em curso. Resumir em um parágrafo.
|
|
3. |
Ler o livro “Pela Graça de Deus”
|
|
4. |
Decorar os livros do antigo e novo testamento, e dividi-los em suas 8 áreas. (apresentar trabalho por escrito)
|
|
5. |
Conversar com seu conselheiro ou unidade sobre como respeitar pessoas de cultura, raça, e sexo diferentes |
|
6. |
Decorar e explicar I Coríntios 9:24-27
|
|
7. |
Conversar com o seu líder sobre aptidão física e os exercícios regulares para uma vida saudável. |
|
8. |
Aprender sobre os prejuízos causados à saúde pelo cigarro e escrever seu compromisso de não utilizá-lo. |
|
9. |
Ler o evangelho de Mateus ou Marcos em qualquer tradução e decorar duas passagens sugeridas. |
|
10. |
Dirigir ou colaborar em uma meditação criativa para a sua unidade ou Clube. |
|
11. |
Especialidade de anfíbios (Est. natureza) |
|
12. |
Especialidade de Arte de contar história (at.Missionária) |
|
PLANO ANUAL CLASSE REGULAR – PAC: 12 ANOS
Classe regular: Pesquisador
Agrupada: Amigo, Companheiro e Pesquisador
Encontros para estudos |
Requisitos |
Tempo necessário |
1. |
Cumprir os itens 1,2 e 3 da seção geral. Trabalho escrito. |
|
2. |
Ler o livro para Juvenil do ano em curso. Resumir em um parágrafo. |
|
3. |
Demonstrar como usar uma Concordância Bíblica. |
|
4. |
Ler de livro “Pela Graça de Deus” |
|
5. |
Decorar os livros do antigo e novo testamento, e dividi-los em suas 8 áreas. (apresentar trabalho por escrito) |
|
6. |
Conversar com seu conselheiro ou unidade sobre como respeitar pessoas de cultura, raça, e sexo diferentes |
|
7. |
Participar de uma discussão em classe sobre os efeitos do álcool sobre o organismo e escrever um compromisso pessoal livre do álcool |
|
8. |
Explicar os princípios de temperança sobre Daniel 1. |
|
9. |
Decorar e explicar Daniel 1:8 |
|
10. |
Escrever seu compromisso pessoal de seguir um estilo de vida saudável |
|
11. |
Aprender sobre os prejuízos causados à saúde pelo cigarro e escrever seu compromisso de não utilizá-lo. |
|
12. |
Ler o evangelho de Mateus ou Marcos em qualquer tradução e decorar duas passagens sugeridas |
|
13. |
Aprender os princípios de uma dieta saudável e ajudar a preparar um quadro com os grupos básicos de alimentos. |
|
14. |
Especialidade de pegadas de animais (Est.da natureza) |
|
15. |
Especialidade vida familiar (Ativ.missionárias) |
|
16. |
Especialidade de desenho e pintura (Artes e hab. Man.) |
|
17. |
Especialidade de Arte e culinária (Hab. Domestica) |
|
18. |
Dirigir uma cerimônia de abertura do clube |
|
19. |
Identificar constelação de órion e centauro e seu significado espiritual. Ler E. W. (ver no cartão) |
|
PLANO ANUAL CLASSE REGULAR – PAC: 13ANOS
Classe regular: Pioneiro
Agrupada: Amigo, Companheiro, Pesquisador, Pioneiro
Encontros para estudos |
Requisitos |
Tempo necessário |
1. |
Cumprir os itens 1,2 e 3 da seção geral. Voto, lei, lema e alvo. |
|
2. |
Ler o livro para Juvenil do ano em curso. Resumir em um parágrafo. |
|
3. |
Ler de livro “Pela Graça de Deus” |
|
4. |
Conversar em seu clube ou unidade sobre: a. O que é o cristianismo. b. Quais são as características de um verdadeiro discípulo. c. O que fazer para ser um cristão verdadeiro |
|
5. |
Demonstrar como usar uma Concordância Bíblica. |
|
6. |
Decorar os livros do antigo e novo testamento, e dividi-los em suas 8 áreas. (apresentar trabalho por escrito) |
|
7. |
Conversar com seu conselheiro ou unidade sobre como respeitar pessoas de cultura, raça, e sexo diferentes |
|
8. |
Conhecer o hino nacional e o que ele significa |
|
9. |
Participar de uma discussão em classe sobre os efeitos do álcool e do fumo sobre o organismo e escrever um compromisso pessoal livre do álcool e do fumo. |
|
10. |
Explicar os princípios de temperança sobre Daniel 1 e Decorar e explicar Daniel 1:8 |
|
11. |
Ler o evangelho de Mateus ou Marcos e Lucas em qualquer tradução. |
|
12. |
Escrever seu compromisso pessoal de seguir um estilo de vida saudável |
|
13. |
Aprender os princípios de uma dieta saudável e ajudar a preparar um quadro com os grupos básicos de alimentos. |
|
14. |
Especialidade de cidadania cristã (Missionária) |
|
15. |
Especialidade de Gatos (Estudos da natureza) |
|
16. |
Especialidade de decoupagem (Artes e hab. Manuais) |
|
17 |
Especialidade de magistério (Ativ. Profissionais) |
|
PLANO ANUAL CLASSE REGULAR – PAC: 14ANOS
Classe regular: Excursionista
Agrupada: Amigo, Companheiro, Pesquisador, Pioneiro e Excursionista
Encontros para estudos |
Requisitos |
Tempo necessário |
1. |
Cumprir os itens 1,2 e 3 da seção geral. Voto, lei, lema, alvo e objetivo. |
|
2. |
Ler o livro para Juvenil do ano em curso. Resumir em um parágrafo.
|
|
3. |
Demonstrar como usar uma Concordância Bíblica. |
|
4. |
Ler de livro “Pela Graça de Deus” |
|
5. |
Decorar os livros do antigo e novo testamento, e dividi-los em suas 8 áreas. (apresentar trabalho por escrito) |
|
6. |
Conversar com seu conselheiro ou unidade sobre como respeitar pessoas de cultura, raça, e sexo diferentes |
|
7. |
Participar de uma discussão em classe sobre os efeitos do álcool sobre o organismo e escrever um compromisso pessoal livre do álcool |
|
8. |
Decorar e explicar I Coríntios 9:24-27 |
|
9. |
Conversar em seu clube ou unidade sobre: a. O que é o cristianismo. b. Quais são as características de um verdadeiro discípulo. c. O que fazer para ser um cristão verdadeiro |
|
10. |
Explicar os princípios de temperança sobre Daniel 1 |
|
11. |
Decorar e explicar Daniel 1:8 |
|
12. |
Escrever seu compromisso pessoal de seguir um estilo de vida saudável |
|
13. |
Aprender sobre os prejuízos causados à saúde pelo cigarro e escrever seu compromisso de não utilizá-lo. |
|
14. |
Ler o evangelho de Mateus ou Marcos em qualquer tradução e decorar duas passagens sugeridas |
|
15. |
Matricular pelo menos três pessoas em um curso bíblico por correspondência ou classe bíblica |
|
16. |
Estudar o trabalho do Espírito Santo, como Ele se relaciona com as pessoas, e discutir seu envolvimento no crescimento espiritual |
|
17. |
Através do estudo da Bíblia, descobrir o verdadeiro significado da observância do Sábado |
|
18. |
Aprender os princípios de uma dieta saudável e ajudar a preparar um quadro com os grupos básicos de alimentos. |
|
19 |
Participar em dois programas envolvendo diferentes departamentos da igreja local. |
|
20. |
Apresentar um organograma da igreja local e as funções dos departamentos. Ler o manual da igreja. |
|
21. |
Dois requisitos de temperança. |
|
22. |
Especialidade de Aventuras por Cristo. (Ati. Missionária) |
|
23. |
Especialidade de Sementes (Est. natureza) |
|
24. |
Espec. de Testemunho juvenil. (Ativ. Missionárias) |
|
PLANO ANUAL CLASSE REGULAR INDIVIDUAL – PACI 15ANOS
Classe regular: Guia
Agrupada: Amigo, Companheiro, Pesquisador, Pioneiro, Excursionista e Guia
Encontros para estudos |
Requisitos |
Tempo necessário |
1. |
Cumprir os itens 1,2 e 3 da seção geral. Voto, lei, lema, alvo, objetivo e voto a bíblia. |
|
2. |
Ler o livro para Juvenil do ano em curso. Resumir em um parágrafo. |
|
3. |
Demonstrar como usar uma Concordância Bíblica |
|
4. |
Ler um livro sobre a historia da Igreja Adventista, com destaque especial para a realidade de seu país |
|
5. |
Decorar os livros do antigo e novo testamento, e dividi-los em suas 8 áreas. (apresentar trabalho por escrito) |
|
6. |
Conversar com seu conselheiro ou unidade sobre como respeitar pessoas de cultura, raça, e sexo diferentes |
|
7. |
Participar de uma discussão em classe sobre os efeitos do álcool sobre o organismo e escrever um compromisso pessoal livre do álcool |
|
8. |
Decorar e explicar I Coríntios 9:24-27 |
|
9. |
Conversar em seu clube ou unidade sobre: a. O que é o cristianismo. b. Quais são as características de um verdadeiro discípulo. c. O que fazer para ser um cristão verdadeiro |
|
10. |
Explicar os princípios de temperança sobre Daniel 1 |
|
11. |
Decorar e explicar Daniel 1:8 |
|
12. |
Escrever seu compromisso pessoal de seguir um estilo de vida saudável |
|
13. |
Aprender sobre os prejuízos causados à saúde pelo cigarro e escrever seu compromisso de não utilizá-lo. |
|
14. |
Ler o evangelho de Mateus ou Marcos em qualquer tradução e decorar duas passagens sugeridas |
|
15. |
Matricular pelo menos três pessoas em um curso bíblico por correspondência ou classe bíblica |
|
16. |
Estudar o trabalho do Espírito Santo, como Ele se relaciona com as pessoas, e discutir seu envolvimento no crescimento espiritual |
|
17. |
Através do estudo da Bíblia, descobrir o verdadeiro significado da observância do Sábado |
|
18. |
Ler o livro “Nossa Herança” |
|
19. |
Ler e resumir três histórias de pioneiros adventistas. Contar estas histórias na reunião do clube, no culto JA, ou na Escola Sabatina |
|
20. |
Fazer uma apresentação sobre os oito remédios naturais dados por Deus |
|
21 |
Fazer uma apresentação sobre os oitos remédios naturais dados por Deus, para alunos do ensino fundamental. |
|
22. |
Aprender os princípios de uma dieta saudável e ajudar a preparar um quadro com os grupos básicos de alimentos. |
|
23. |
Organograma sobre estrutura administrativa da igreja na Divisão Sul Americana |
|
24. |
Dois requisitos da especialidade de temperança |
|
25. |
Pipas (Ativ. recreativas) |
|
26. |
Panificação (Habilidades domésticas) |
|
28. |
Mordomia (Ativ. Missionárias) |
|
29 |
Ecologia (Estudo da natureza) |
|
Plano anual de especialidades gerais e profissionais
Especialidade |
Infra-estrutura |
Local |
Ministrante |
Período |
Telefone |
Acampamento I (Atividades recreativas) |
|
|
|
|
|
Acampamento II (Atividades recreativas) |
|
|
|
|
|
Modelagem em sabão (Arte e habilidades manuais) |
|
|
|
|
|
Natação I (Atividades recreativas) |
|
|
|
|
|
Natação II (Atividades recreativas) |
|
|
|
|
|
Primeiros socorros (Ciência e saúde) |
|
|
|
|
|
Primeiros socorros I (Ciência e saúde) |
|
|
|
|
|
Resgate básico (Ciência e saúde) |
|
|
|
|
|
Cultura física (Atividades recreativas) |
|
|
|
|
|
Ordem unida (atividades recreativas) |
|
|
|
|
|
Nutrição (Habilidades domésticas) |
|
|
|
|
|
Técnicas de lavanderia (Habilidades domésticas) |
|
|
|
|
|
Cultura física(Atividades recreativas) |
|
|
|
|
|
MODELO DE PROGRAMA DAS REUNIÕES DO CLUBE
PROGRAMA REGULAR /DOMINGO
DATA: / /
Mód. |
Partes |
Atividades |
Tempo necessário |
1. |
Abertura |
Ideais, hino, oração e devocional |
15min. |
2. |
Civismo |
Ordem unida, evoluções |
15min |
3. |
Cantinho da unidade |
Chamadas, planos, cotas |
10min. |
4. |
Especialidades |
Esp. Gerais e profissionais |
1 hora |
5. |
Classes regulares |
Especialidades básicas e outros Itens de cartão |
45min. |
6. |
Atividades recreativas |
Jogos, dinâmicas, etc. |
30min |
7 |
Encerramento |
Anúncios e oração |
5min. |
|
Total |
|
3 horas |
CLASSE BÍBLICA
DATA: / /
Mód. |
Partes |
Atividades |
Tempo necessário |
1. |
Abertura |
Cânticos, oração intercessória |
10 min. |
2. |
Estudo bíblico |
Estudo de cursos bíblicos |
30min |
3. |
Estudo de temas e passagens bíblicas. |
Estudos das gemas bíblicas em grupo e apresentação de palestras |
25min. |
4. |
Encerramento |
Cânticos, anúncios e oração |
5min. |
|
Total |
|
1hora e 10M. |
COMO PREPARAR UM RELATÓRIO
De: Fulano de Tal
Para: Ciclano de Tal
- Relatório de participação de uma discussão sobre o tema “a pressão do grupo” para o cumprimento da sessão IV, item 2 do cartão de Classes agrupadas de Líder
- Relatório de visitação de uma instituição beneficente para o cumprimento da sessão III, item 2.c do cartão de Classes agrupadas de Líder
2. Corpo (data, identificação do evento, local, entidade organizadora do evento, objetivo do evento, ministrante do evento, descrição das experiências vividas durante o evento e o que o evento lhe proporcionou)
No dia 32 de agosto de 2100 estive participando de uma discussão/debate sobre a pressão do grupo promovida pelo Clube de Líderes fulano de tal da 2ª Região na escola fulana de tal. O debate teve como objetivo conscientizar nos envolvidos sobre a necessidade de termos opinião própria para não sermos influenciados negativamente pelo meio em que vivemos. Na ocasião, foi ministrada uma relevante palestra pela psicóloga fulana de tal que nos deu uma maior compreensão sobre o assunto. Na ocasião, ....
Esse debate me ajudou, me proporcionou, colaborou...
3. Registro ou validação (data, local, assinatura do participante e do responsável pela organização do evento e avaliador)
Ananindeua, 25 de março de 2009
_______________________
Participante
______________________________ __________________________
Clube de Líderes Avaliador
COMO FAZER UM RESUMO
Resumir é o ato de ler, analisar e traçar em poucas linhas o que de fato é essencial e mais importante para o leitor.
Dicas:
1. Faça uma primeira leitura atenciosa do texto, a fim de saber o assunto geral do mesmo; atento às idéias principais. Tendo em mente essa visão geral do texto, atente para parágrafos, sublinhando as palavras-chaves para serem a base do resumo;
2. Releia o seu texto à medida que for escrevendo para verificar se as idéias estão claras e seqüenciais, ou seja, coerentes e coesas.
3. Ao final, faça um resumo geral deste primeiro resumo dos parágrafos e verifique se não está faltando nenhuma informação ou sobrando alguma;
4. Por fim, analise se os conceitos apresentados estão de acordo com a opinião do autor porque não cabe no resumo comentários pessoais.
Estrutura de resumo de leituras:
- Nome;
- Atual função ou formação nos desbravadores;
- Clube, região ou área da ABA a que está ativamente atuando;
- Função/cargo.
2. Identificação da obra resumida (livro, capitulo de livro, etc.)
- Exemplo no caso de livro:
White, Ellen. Esperança para viver. 1ª ed. São Paulo; Casa Publicadora Brasileira, 2007.
- Exemplo no caso de um capitulo de livro, cujo o autor do capitulo é o mesmo autor do livro:
White, Ellen. O crescimento espiritual. in: Esperança para viver. 1ª ed.São Paulo; Casa Publicadora Brasileira, 2007, 58, p. 58-66.
Exemplo: Cumprir requisito do cartão de classes agrupadas de lideres do Clube de Desbravadores da Igreja Adventista do 7º Dia.
Obs.:Utilizar o verbo no infinitivo.
Como fazer um trabalho escrito
Estrutura básica para trabalhos escritos solicitados nos Clubes de Desbravadores
1. Capa
- Identificação do Campo local
- Identificação do Clube a quem está sendo apresentado o trabalho
- Identificação da classe que está cursando
- Nome do autor do trabalho
- Identificação do trabalho proposto
- Identificação da cidade e ano em que foram feitos o trabalho
2. Apresentação do trabalho
3. Desenvolvimento do trabalho
4. Considerações finais.
5. Bibliografia
Modelo:
Associação Baixo Amazonas
Clube de Desbravadores Fulano de Tal
Classe Regular de Companheiro
Fulano de Tal
Trabalho apresentado a Classe Regular de Companheiro como pré-requisito para o cumprimento do cartão de companheiro.
Orientado pelo instrutor Fulano de Tal.
Belém – Pa
2009
Apresentação
Exemplo1:
(Dá-se uma rápida introdução do tema a ser abordado)
A bíblia é composta de dezenas de livros que se subdividem em capítulos e versículos, essa divisão, dentre outros fatores, facilita o seu manuseio e pesquisas sobre os seus variados temas.
(Apresenta-se a problemática)
Sem uma correta divisão de seus livros, os estudos dos temas bíblicos teriam um maior grau de dificuldade ao seu aprendizado e ainda poderia fazer com que as pessoas se afastassem ainda mais da bíblia .
(Apresenta-se a proposta do trabalho)
Para facilitar a orientação bíblica, que diz que devemos buscar “um pouco aqui, um pouco ali” os textos bíblicos foram todos inspiradamente divididos. Sendo assim, temos hoje, a bíblia composta no total de 66 livros, divididos em duas partes, Antigo e Novo Testamento. Sendo que o Antigo testamento é composto de 39 livros e o Novo Testamento 27 livros.
(Apresenta-se a proposta do trabalho)
Diante disso, apresentamos o nosso trabalho para o cumprimento do cartão de... que tem o tema... onde apresentamos...
(O que se espera alcançar com a proposta)
Esperamos que esse trabalho auxilie a outros no melhor manuseio e pesquisa bíblica...
Exemplo2:
(Dá-se uma rápida introdução do tema a ser abordado)
Sabendo que Clube de Desbravadores possui em sua estrutura organizacional, um processo de formação integral e continuado baseado em cumprimento de cartões de classes regulares e avançadas que promove o desenvolvimento da criança, a partir da infância até a fase adulta, abrangendo os aspectos físico, intelectual, moral e espiritual (religioso).
(Apresenta-se a problemática)
Porém, o fiel cumprimento deste modelo tem trazido resultados pouco satisfatórios, e o que vivenciamos é um alto índice de lideres não investidos, vindo a partir do processo continuado das classes regulares, bem como um grande número de lideres nessas mesmas condições na direção dos Clubes. Acreditamos que as principais causas dessa incômoda realidade são: o desconhecimento da importância das Classes Regulares, que possuem o necessário para proporcionar uma programação eficaz e dinâmica, falta de um trabalho regular e sistemático em cima dos cartões de classe, e a falta de uma metodologia simplificada que oriente os diretores dos Clubes a aplicar as referidas classes em seus programas anuais.
(Apresenta-se a proposta do trabalho)
Diante dessa perspectiva, propomos que toda ou a maioria das ações dos Clubes de Desbravadores sejam construídas tendo como base os cartões de classes regulares, que por sua vez seriam cumpridos através de um modelo de programação padrão onde nessa programação são incorporados os requisitos dos cartões de classes regulares e Classes Regulares Agrupadas.
(Como se quer atingir essa proposta (a metodologia))
O plano que propomos será aplicado dentro de uma metodologia prática e funcional, caracterizada pela simplicidade, sistematicidade, instrumentalidade e regularidade e estará compilado em um guia, o Guia de Classes Regulares.
(O que se espera alcançar com a proposta)
Acreditamos que este Guia auxiliará os Clubes de Desbravadores a terem uma programação mais dinâmica, com objetividade e focada em resultados.
Desenvolvimento
É o copo do seu trabalho
É a descrição pontuada por tópicos de seu trabalho
1. Justificativa (quando for o caso)
2. Objetivos
- Geral
- Específicos
3. Metodologia, descrição pormenorizada de como se pretende desenvolver o referido trabalho (quando for o caso).
4. Elementos e informações específicos de seu trabalho.
Considerações finais ou conclusão (em outra folha)
- Orientações que você gostaria de destacar para o melhor aproveitamento do trabalho proposto, os resultados que se pretende alcançar, etc. (quando for um projeto).
- Destacar informações relevante sobre o que foi aprendido com o trabalho desenvolvido (quando for um tema pesquisado)
Bibliografia (em outra folha)
Identificação das fontes onde foram pesquisados (livros, artigos, sites, etc.)
Anexos (quando for o caso)
DECLARAÇÃO
Declaro para os devidos fins que o desbravador Fulano de Tal cumpriu satisfatoriamente o item tal da sessão tal do cartão tal que pede que se cumpra ta, tal e tal.
Por ser verdade, assino abaixo,
Cidade, 00 de Mês de ano
___________________________________________
Assinatura
ASSOCIAÇÃO BAIXO AMAZONAS ÁREA DE FORMAÇÃO |
|||||
RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO - CLASSES REGULARES RELATÓRIO MENSAL |
|||||
1.Região: Coord. Regional: |
|||||
Fone: |
E-mail: |
||||
Diretor de Formação: |
|||||
Fone : |
E-mail: |
||||
2.Dados do Clube |
|||||
Clube: |
Igreja: |
||||
End.: |
|||||
Fone: |
|||||
E-mail ou web: |
|||||
Diretor: |
Fone: |
||||
Dir. de Formação: |
Fone: |
||||
3.Números |
|||||
N° de DBV inscritos regular no Clube: |
Nº de diretores: |
||||
N° Classes desenvolvidas no período: Quais Classes:( )10 anos ( )11 anos( )12 anos( )13 anos( )14 anos( )15 anos |
|||||
Classes regulares em andamento: ( )Amigo ( )Companheiro ( )Pesquizador ( )Pioneiro( )Excursionista ( ) Guia |
|||||
Dia(s) de reunião(s): |
Horário: |
||||
Ativ. desenvolvidas como item de cartão: |
|||||
Quantos investidos em Classe: |
Alvo: |
||||
|
|||||
Data: / / . |
|||||
4.OBSERVAÇÕES GERAIS: |
|||||
1. Anexe um breve relatório das dificuldades encontradas. |
|||||
2. Anexe um breve relatório dos benefícios que o projeto trouxe ao Clube. |
|||||
3. Envie esta ficha e anexos ao final de cada mês ao Coord. de Formação da Região. |
|||||
5.ANOTAÇÕES: |
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
|
|||||
__________________________________ ______________________________________
Diretor do Clube Diretor de formação
GUIA DO ASPIRANTE
Classe de amigo – 10 anos
GERAIS
1. Cumprir os itens 1 e 2 da seção geral
2. Decorar e explicar o Voto e a Lei do Desbravador
VOTO
"Pela graça de Deus
Serei puro, bondoso e leal.
Guardarei a Lei dos Desbravadores,
Serei servo de Deus
E amigo de todos."
("Serei puro, bondoso e leal" e "servo de Deus e amigo de todos" é a maneira clara de dizer tudo quanto a Lei implica).
LEI
"A Lei dos Desbravadores ordena-me:'
"Observar a Devoção Matinal'
(Farei oração e estudo individual da Bíblia cada dia).
"Cumprir fielmente a parte que me corresponde'
(Pelo poder de Deus ajudarei os outros, farei o meu dever e compartilharei honestamente onde estiver).
"Cuidar do meu corpo'
(Serei temperante em todas as coisas e lutarei para alcançar uma alta norma de aptidão física).
"Manter a consciência limpa'
(Não mentirei, roubarei ou enganarei e aborrecerei a conversa suja ou maus pensamentos).
"Ser cortês e obediente'
(Serei bondoso e atencioso para com os outros, refletindo o amor de Jesus em todas as minhas
associações com os outros).
"Andar com reverência na casa de Deus'
(Em qualquer reunião devocional estarei quieto, compenetrado e reverente).
"Ter sempre um cântico no coração'
(Serei alegre e feliz e que a influência de minha vida seja como o Sol radiante para os outros).
"Ir aonde Deus mandar"
(Sempre estarei disposto a compartilhar a minha fé e sair fazendo o bem como Jesus fez).
3. Ler o livro para Juvenil do ano em curso
(verificar com o capelão do clube qual o livro do ano para o juvenil ou adotar outro livro adequado à faixa etária)
4. Ler de livro “Pela Graça de Deus”
Dependendo do desenvolvimento da leitura de cada desbravador, poderá ser cobrada leituras individuais ou criar dinâmicas de leitura dentro do grupo.
GUIA DO ASPIRANTE – 11 ANOS
Classe regular de Companheiro
Agrupada de Amigo e Companheiro
GERAIS
1.Cumprir os itens 1 e 2 da seção geral
2. Decorar e explicar o Voto e a Lei do Desbravador
VOTO
"Pela graça de Deus
Serei puro, bondoso e leal.
Guardarei a Lei dos Desbravadores,
Serei servo de Deus
E amigo de todos."
("Serei puro, bondoso e leal" e "servo de Deus e amigo de todos" é a maneira clara de dizer tudo quanto a Lei implica).
LEI
"A Lei dos Desbravadores ordena-me:'
"Observar a Devoção Matinal'
(Farei oração e estudo individual da Bíblia cada dia).
"Cumprir fielmente a parte que me corresponde'
(Pelo poder de Deus ajudarei os outros, farei o meu dever e compartilharei honestamente onde estiver).
"Cuidar do meu corpo'
(Serei temperante em todas as coisas e lutarei para alcançar uma alta norma de aptidão física).
"Manter a consciência limpa'
(Não mentirei, roubarei ou enganarei e aborrecerei a conversa suja ou maus pensamentos).
"Ser cortês e obediente'
(Serei bondoso e atencioso para com os outros, refletindo o amor de Jesus em todas as minhas
associações com os outros).
"Andar com reverência na casa de Deus'
(Em qualquer reunião devocional estarei quieto, compenetrado e reverente).
"Ter sempre um cântico no coração'
(Serei alegre e feliz e que a influência de minha vida seja como o Sol radiante para os outros).
"Ir aonde Deus mandar".
(Sempre estarei disposto a compartilhar a minha fé e sair fazendo o bem como Jesus fez).
3.Ler o livro para Juvenil do ano em curso e resumi-lo em um parágrafo.
(verificar com o capelão do clube qual o livro do ano para o juvenil ou adotar outro livro adequado à faixa etária)
Obs.: O instrutor de classe deverá ensinar o desbravador a fazer o resumo de livros. O guia de classes regulares possui essas orientações, solicite-a ao orientador de formação ou diretor do clube.
4.Ler de livro Pela Graça de Deus. Caso não tenha lido anteriormente.
Dependendo do desenvolvimento da leitura de cada desbravador, poderá ser cobrada leituras individuais ou criar dinâmicas de leitura dentro do grupo.
Peça um breve comentário sobre o livro.
MANUAL DO INSTRUTOR – 12 anos
Classe regular de Pesquisador
Agrupada de Amigo a Pesquisador
GERAIS
1.Cumprir os itens 1 e 2 da seção geral
2. Decorar e explicar o Voto e a Lei do Desbravador
O desbravador da classe regular deverá seguir o que pede no seu cartão, apenas referente à Lei, já o de agrupadas, deverá decorar e fazer um trabalho escrito do Voto e da Lei.
VOTO
"Pela graça de Deus
Serei puro, bondoso e leal.
Guardarei a Lei dos Desbravadores,
Serei servo de Deus
E amigo de todos."
("Serei puro, bondoso e leal" e "servo de Deus e amigo de todos" é a maneira clara de dizer tudo quanto a Lei implica).
LEI
"A Lei dos Desbravadores ordena-me:'
"Observar a Devoção Matinal'
(Farei oração e estudo individual da Bíblia cada dia).
"Cumprir fielmente a parte que me corresponde'
(Pelo poder de Deus ajudarei os outros, farei o meu dever e compartilharei honestamente onde estiver).
"Cuidar do meu corpo'
(Serei temperante em todas as coisas e lutarei para alcançar uma alta norma de aptidão física).
"Manter a consciência limpa'
(Não mentirei, roubarei ou enganarei e aborrecerei a conversa suja ou maus pensamentos).
"Ser cortês e obediente'
(Serei bondoso e atencioso para com os outros, refletindo o amor de Jesus em todas as minhas
associações com os outros).
"Andar com reverência na casa de Deus'
(Em qualquer reunião devocional estarei quieto, compenetrado e reverente).
"Ter sempre um cântico no coração'
(Serei alegre e feliz e que a influência de minha vida seja como o Sol radiante para os outros).
"Ir aonde Deus mandar".
(Sempre estarei disposto a compartilhar a minha fé e sair fazendo o bem como Jesus fez).
3.Ler o livro para Juvenil do ano em curso e resumi-lo em um parágrafo.
(verificar com o capelão do clube qual o livro do ano para o juvenil ou adotar outro livro adequado à faixa etária)
Obs.: O instrutor de classe deverá ensinar o desbravador a fazer o resumo de livros. O guia de classes regulares possui essas orientações, solicite-a ao orientador de formação ou diretor do clube.
4.Ler de livro Pela Graça de Deus. Caso não tenha lido anteriormente.
Dependendo do desenvolvimento da leitura de cada desbravador, poderá ser cobrada leituras individuais ou criar dinâmicas de leitura dentro do grupo.
Peça um breve comentário sobre o livro.
GUIA DO ASPIRANTE – 13 anos
Classe regular de Pioneiro
Agrupada de Amigo a Pioneiro
GERAL
1. Cumprir os itens 1 e 2.
O desbravador da classe regular deverá decorar e entender o Alvo e o Lema JA, já o de agrupadas, deverá decorar e explicar o Voto, a Lei, o Lema e o Alvo.
VOTO
"Pela graça de Deus
Serei puro, bondoso e leal.
Guardarei a Lei dos Desbravadores,
Serei servo de Deus
E amigo de todos."
("Serei puro, bondoso e leal" e "servo de Deus e amigo de todos" é a maneira clara de dizer tudo quanto a Lei implica).
LEI
"A Lei dos Desbravadores ordena-me:'
"Observar a Devoção Matinal'
(Farei oração e estudo individual da Bíblia cada dia).
"Cumprir fielmente a parte que me corresponde'
(Pelo poder de Deus ajudarei os outros, farei o meu dever e compartilharei honestamente onde estiver).
"Cuidar do meu corpo'
(Serei temperante em todas as coisas e lutarei para alcançar uma alta norma de aptidão física).
"Manter a consciência limpa'
(Não mentirei, roubarei ou enganarei e aborrecerei a conversa suja ou maus pensamentos).
"Ser cortês e obediente'
(Serei bondoso e atencioso para com os outros, refletindo o amor de Jesus em todas as minhas
associações com os outros).
"Andar com reverência na casa de Deus'
(Em qualquer reunião devocional estarei quieto, compenetrado e reverente).
"Ter sempre um cântico no coração'
(Serei alegre e feliz e que a influência de minha vida seja como o Sol radiante para os outros).
"Ir aonde Deus mandar".
(Sempre estarei disposto a compartilhar a minha fé e sair fazendo o bem como Jesus fez).
Ideais do Ministério Jovem
O ALVO JA
“A mensagem do advento a todo o mundo em minha geração”
Baseado em Mateus 28:18-20
O LEMA JA
“O Amor de Cristo me constrange”
Baseado em II Coríntios 5:14
2. Ler o livro para Juvenil do ano em curso. Resumir em um parágrafo.
(verificar com o capelão do clube qual o livro do ano para o juvenil ou adotar outro livro adequado à faixa etária)
3. Ler de livro Pela Graça de Deus, caso não tenha lido.
A leitura deverá ser feita individual.
Após a leitura, peça um breve comentário sobre o livro
GUIA DO ASPIRANTE – 14 anos
Classe regular de Excursionista
Agrupada de Amigo a Excursionista
GERAIS
1. Cumprir os itens 1,2 e 3.
O desbravador da classe regular deverá decorar e entender o Voto e o Objetivo JA, já o de agrupadas, deverá decorar e explicar o Voto, a Lei, o Lema, Alvo, Voto JA e Objetivo.
VOTO
"Pela graça de Deus
Serei puro, bondoso e leal.
Guardarei a Lei dos Desbravadores,
Serei servo de Deus
E amigo de todos."
("Serei puro, bondoso e leal" e "servo de Deus e amigo de todos" é a maneira clara de dizer tudo quanto a Lei implica).
LEI
"A Lei dos Desbravadores ordena-me:'
"Observar a Devoção Matinal'
(Farei oração e estudo individual da Bíblia cada dia).
"Cumprir fielmente a parte que me corresponde'
(Pelo poder de Deus ajudarei os outros, farei o meu dever e compartilharei honestamente onde estiver).
"Cuidar do meu corpo'
(Serei temperante em todas as coisas e lutarei para alcançar uma alta norma de aptidão física).
"Manter a consciência limpa'
(Não mentirei, roubarei ou enganarei e aborrecerei a conversa suja ou maus pensamentos).
"Ser cortês e obediente'
(Serei bondoso e atencioso para com os outros, refletindo o amor de Jesus em todas as minhas associações com os outros).
"Andar com reverência na casa de Deus'
(Em qualquer reunião devocional estarei quieto, compenetrado e reverente).
"Ter sempre um cântico no coração'
(Serei alegre e feliz e que a influência de minha vida seja como o Sol radiante para os outros).
"Ir aonde Deus mandar".
(Sempre estarei disposto a compartilhar a minha fé e sair fazendo o bem como Jesus fez).
Ideais do Ministério Jovem
O ALVO JA
“A mensagem do advento a todo o mundo em minha geração”
Baseado em Mateus 28:18-20
O LEMA JA
“O Amor de Cristo me constrange”
Baseado em II Coríntios 5:14
O VOTO JA
“Por amor ao Senhor Jesus, prometo tomar parte ativa no Ministério Jovem da igreja, fazendo tudo o que puder para ajudar a outros, e para terminar a obra do evangelho em todo o mundo”.
O Propósito JA
“Os jovens pelos jovens, os jovens pela igreja, os jovens pelos semelhantes”
Inspirado no Slogan “Partilhe sua Fé”, que em 1974 motivou a conquista de jovens em todo o mundo.
O OJETIVO JA
“Salvar do pecado e guiar no serviço”
Adotado em 1926 durante a seção da Associação Geral
A Declaração de Missão do Ministério Jovem
“Trabalhar em favor dos jovens, promovendo companheirismo e fortalecimento espiritual,
capacitando-os para o serviço da igreja e comunidade”.
2. Ler o livro para Juvenil do ano em curso. Resumir em um parágrafo.
(verificar com o capelão do clube qual o livro do ano para o juvenil ou adotar outro livro adequado à faixa etária)
3. Ler de livro Pela Graça de Deus, caso não tenha lido.
A leitura deverá ser feita individual.
Após a leitura, peça um breve comentário sobre o livro.
GUIA DO ASPIRANTE – 15 anos
Classe regular de Guia
Agrupada de Amigo a Guia
GERAIS
1. Cumprir os itens 1,2 e 3.
O desbravador da classe regular deverá decorar e entender o Voto e o Objetivo JA, já o de agrupadas, deverá decorar e explicar o Voto, a Lei, o Lema, Alvo, Voto JA e Objetivo e Voto a bíblia.
VOTO
"Pela graça de Deus
Serei puro, bondoso e leal.
Guardarei a Lei dos Desbravadores,
Serei servo de Deus
E amigo de todos."
("Serei puro, bondoso e leal" e "servo de Deus e amigo de todos" é a maneira clara de dizer tudo quanto a Lei implica).
LEI
"A Lei dos Desbravadores ordena-me:'
"Observar a Devoção Matinal'
(Farei oração e estudo individual da Bíblia cada dia).
"Cumprir fielmente a parte que me corresponde'
(Pelo poder de Deus ajudarei os outros, farei o meu dever e compartilharei honestamente onde estiver).
"Cuidar do meu corpo'
(Serei temperante em todas as coisas e lutarei para alcançar uma alta norma de aptidão física).
"Manter a consciência limpa'
(Não mentirei, roubarei ou enganarei e aborrecerei a conversa suja ou maus pensamentos).
"Ser cortês e obediente'
(Serei bondoso e atencioso para com os outros, refletindo o amor de Jesus em todas as minhas associações com os outros).
"Andar com reverência na casa de Deus'
(Em qualquer reunião devocional estarei quieto, compenetrado e reverente).
"Ter sempre um cântico no coração'
(Serei alegre e feliz e que a influência de minha vida seja como o Sol radiante para os outros).
"Ir aonde Deus mandar".
(Sempre estarei disposto a compartilhar a minha fé e sair fazendo o bem como Jesus fez).
Ideais do Ministério Jovem
O ALVO JA
“A mensagem do advento a todo o mundo em minha geração”
Baseado em Mateus 28:18-20
O LEMA JA
“O Amor de Cristo me constrange”
Baseado em II Coríntios 5:14
O VOTO JA
“Por amor ao Senhor Jesus, prometo tomar parte ativa no Ministério Jovem da igreja, fazendo tudo o que puder para ajudar a outros, e para terminar a obra do evangelho em todo o mundo”.
O Propósito JA
“Os jovens pelos jovens, os jovens pela igreja, os jovens pelos semelhantes”
Inspirado no Slogan “Partilhe sua Fé”, que em 1974 motivou a conquista de jovens em todo o mundo.
O OJETIVO JA
“Salvar do pecado e guiar no serviço”
Adotado em 1926 durante a seção da Associação Geral
A Declaração de Missão do Ministério Jovem
“Trabalhar em favor dos jovens, promovendo companheirismo e fortalecimento espiritual,
capacitando-os para o serviço da igreja e comunidade”.
VOTO A BÍBLIA
“Prometo fidelidade a Bíblia, a sua mensagem de um Salvador ressureto, prestes a vir, doador da
vida e liberdade áqueles que nele crêem.”
2. Ler o livro para Juvenil do ano em curso. Resumir em um parágrafo.
(verificar com o capelão do clube qual o livro do ano para o juvenil ou adotar outro livro adequado à faixa etária)
3. Ler de livro Pela Graça de Deus, caso não tenha lido.
4. Ler um livro sobre a história da Igreja Adventista com destaque especial para o seu país
5. Ler o livro Nossa Herança.
A leitura deverá ser feita individual.
Após cada leitura, peça um breve comentário sobre o livro.
PLANO DE CLASSE BÍBLICA
Gemas bíblicas
Instrutor de classe: _______________________________________________________________ ano: __________________________
Período |
Tema |
Item |
Objetivo |
Forma de Estudo |
Meio de avaliação |
1º Sáb. |
Grandes Passagens |
D. Espiritual.Texto 1 |
Decorar e explicar |
Discussão em grupo |
Confirmação presencial |
2º Sáb. |
Grandes Passagens |
D. Espiritual.Texto 2 |
Decorar e explicar |
Discussão em grupo |
Confirmação presencial |
3º Sáb. |
Grandes Passagens |
D. Espiritual.Texto 3 |
Decorar e explicar |
Discussão em grupo |
Confirmação presencial |
4º Sáb. |
Salvação |
D. Espiritual.Texto 1 |
Decorar e explicar |
Discussão em grupo |
Confirmação presencial |
5º Sáb. |
Salvação |
D. Espiritual.Texto 2 |
Decorar e explicar |
Discussão em grupo |
Confirmação presencial |
6º Sáb. |
Salvação |
D. Espiritual.Texto 3 |
Decorar e explicar |
Discussão em grupo |
Confirmação presencial |
7º Sáb. |
Doutrinas |
D. Espiritual.Texto 1 |
Decorar e explicar |
Discussão em grupo |
Confirmação presencial |
8º Sáb. |
Doutrinas |
D. Espiritual.Texto 2 |
Decorar e explicar |
Discussão em grupo |
Confirmação presencial |
9º Sáb. |
Doutrinas |
D. Espiritual.Texto 3 |
Decorar e explicar |
Discussão em grupo |
Confirmação presencial |
10ºSáb. |
Oração |
D. Espiritual.Texto 1 |
Decorar e explicar |
Discussão em grupo |
Confirmação presencial |
11ºSáb. |
Oração |
D. Espiritual.Texto 2 |
Decorar e explicar |
Discussão em grupo |
Confirmação presencial |
12ºSáb. |
Oração |
D. Espiritual.Texto 3 |
Decorar e explicar |
Discussão em grupo |
Confirmação presencial |
13ºSáb. |
Relacionamento |
D. Espiritual.Texto 1 |
Decorar e explicar |
Discussão em grupo |
Confirmação presencial |
14ºSáb. |
Relacionamento |
D. Espiritual.Texto 2 |
Decorar e explicar |
Discussão em grupo |
Confirmação presencial |
15ºSáb. |
Relacionamento |
D. Espiritual.Texto 3 |
Decorar e explicar |
Discussão em grupo |
Confirmação presencial |
16ºSáb. |
Comportamento |
D. Espiritual.Texto 1 |
Decorar e explicar |
Discussão em grupo |
Confirmação presencial |
17ºSáb. |
Comportamento |
D. Espiritual.Texto 2 |
Decorar e explicar |
Discussão em grupo |
Confirmação presencial |
18ºSáb. |
Comportamento |
D. Espiritual.Texto 3 |
Decorar e explicar |
Discussão em grupo |
Confirmação presencial |
19ºSáb. |
Promessas/Louvor |
D. Espiritual.Texto 1 |
Decorar e explicar |
Discussão em grupo |
Confirmação presencial |
20º áb. |
Promessas/Louvor |
D. Espiritual.Texto 2 |
Decorar e explicar |
Discussão em grupo |
Confirmação presencial |
21ºSáb. |
Promessas/Louvor |
D. Espiritual.Texto 3 |
Decorar e explicar |
Discussão em grupo |
Confirmação presencial |
22ºSáb. |
Amigo |
D. Espiritual. 3 |
Decorar e explicar |
Discussão em grupo |
Trabalho escrito |
22ºSáb. |
Companheiro |
D. Esp. 3 (escolher 1) |
Demonstrar conhecimento |
Exposição em grupo |
Trabalho escrito |
22ºSáb. |
Pesquisador |
D. Esp.3 e 4(escolher ) |
Demonstrar conhecimento |
Discussão em grupo |
Confirmação presencial |
22ºSáb. |
Pioneiro |
D. Esp. 2 |
Apresentar um estudo |
Exposição em grupo |
Trabalho escrito |
22ºSáb. |
Excursionista |
D. Esp. 2 |
Apresentar um estudo |
Exposição em grupo |
Trabalho escrito |
22ºSáb. |
Guia |
D. Esp. 2 |
Apresentar um estudo |
Exposição em grupo |
Trabalho escrito |
PLANO DE CLASSE BÍBLICA
Palestras temáticas
Instrutor de classe: _______________________________________________________________ ano: __________________________
23ºSáb. |
Princípios de saúde |
Interesse geral |
Assistir |
Debater em grupo |
Relatório |
24ºSáb. |
Princípios de dieta saudável |
Interesse geral |
Assistir |
Debater em grupo |
Relatório |
25ºSáb. |
Pressão de grupo e seu papel na tomada de decisões |
Interesse geral |
Assistir |
Debater em grupo |
Relatório |
26ºSáb. |
Modéstia Cristã |
Interesse geral |
Assistir |
Debater em grupo |
Relatório |
27ºSáb. |
Sexualidade e o plano de Deus para o sexo |
Interesse geral |
Assistir |
Debater em grupo |
Relatório |
28ºSáb. |
Violência domestica |
Interesse geral |
Assistir |
Debater em grupo |
Relatório |
29ºSáb. |
Auto-estima ,Otimismo e pessimismo |
Interesse geral |
Assistir |
Debater em grupo |
Relatório |
30ºSáb. |
As vantagens do estilo de vida Adventista |
Interesse geral |
Assistir |
Debater em grupo |
Relatório |
31ºSáb. |
Drogas |
Interesse geral |
Assistir |
Debater em grupo |
Relatório |
32ºSáb. |
Aborto |
Interesse geral |
Assistir |
Debater em grupo |
Relatório |
33ºSáb. |
Amizade |
Interesse geral |
Assistir |
Debater em grupo |
Relatório |
34ºSáb. |
O serviço do santuário |
Interesse geral |
Assistir |
Debater em grupo |
Relatório |
35º Sáb. |
A Importância da escolha profissional |
Interesse Geral |
Assistir |
Debater em grupo |
Relatório |
36º |
Como se relacionar com os pais |
Interesse Geral |
Assistir |
Debater em grupo |
Relatório |
37º |
A escolha da pessoa certa para namorar |
Interesse Geral |
Assistir |
Debater em grupo |
Relatório |
38º |
Aptidão física e exercício regular |
Interesse Geral |
Assistir |
Debater em grupo |
Relatório |
39º |
Finanças pessoais |
Interesse Geral |
Assistir |
Debater em grupo |
Relatório |
Orientador: ___________________________________________ Diretor de Formação: ____________________________________________
CLASSE BÍBLICA
ESCALA DE PALESTRANTES/CAPELÃO DO CLUBE
TEMA |
PALESTRANTE |
DATA |
TELEFONE |
- Princípios de saúde |
|
|
|
- Princípios de dieta saudável |
|
|
|
- Pressão de grupo e seu papel na tomada de decisões |
|
|
|
- Modéstia Cristã |
|
|
|
- Sexualidade e o plano de Deus para o sexo |
|
|
|
- Violência doméstica |
|
|
|
- Auto-estima, otimismo e pessimismo |
|
|
|
- As vantagens do estilo de vida Adventista |
|
|
|
- Drogas |
|
|
|
- Aborto |
|
|
|
- Amizade |
|
|
|
- O serviço do santuário |
|
|
|
- A Importância da escolha profissional |
|
|
|
- Como se relacionar com os pais |
|
|
|
- A escolha da pessoa certa para namorar |
|
|
|
- Aptidão física e exercício regular |
|
|
|
-Finanças pessoais |
|
|
|
- Acessibilidade |
|
|
|