www.23regiaoparauapebas1.blogspot.com

GUIA DE CLASSES REGULAR AGRUPADAS

15/09/2011 15:16

 

 

GUIA DE CLASSES REGULA AGRUPADAS


Apresentação (departamental)

 

 

Palavras introdutórias...

Diante dessa perspectiva, propomos que toda ou a maioria das ações dos Clubes de Desbravadores sejam construídas tendo como base os cartões de classes, que por sua vez seriam cumpridos através de um modelo de programação padrão onde nessa programação são incorporados os requisitos dos cartões de classes regulares e Classes Regulares Agrupadas.

O plano que propomos será aplicado dentro de uma metodologia prática e funcional, caracterizada pela simplicidade, sistematicidade, instrumentalidade e procedimentos padrão e estará compilado em um guia, o Guia de Classes Regulares.

Índice

  1. Procedimentos padrão   .......................................................................... 4-5
  2. Como implantar ....................................................................................... 6
  3. Programações e eventos padrão ............................................................. 7-11
  4. Classificação de especialidades  ............................................................. 11-12
  5. Atividades de classe ................................................................................ 11-15
  6. Calendário anual  ....................................................................................  16-19
  7. Anexos

 

1.            Procedimentos padrão

Classes regulares agrupadas: Método de agrupamento das classes regulares em um único cartão conforme as respectivas idades do Desbravador (Cartões disponíveis com equipe de formação da ABA).Utilizar essas classes  para os Desbravadores que ingressaram no Clube com mais de 10 anos de idade completos;

Ingresso de aspirantes fora do período dos inicio das atividades anual: O desbravador será matriculado na classe referente à sua idade e começará a cumprir os itens a partir daquela data até cumprir o ciclo anual de um ano. No momento do ingresso à classe ele receberá o Guia do Aspirante (Em anexo) contendo os itens da sessão geral de seu respectivo cartão. Caso o desbravador, de livre iniciativa, queira atualizar-se no cumprimento dos itens passados anterior ao seu ingresso ao clube, ele poderá fazê-lo de forma paralela ao cronograma normal de atividades de sua classe, porém fora do período do estudo regular da classe a apresentá-los ao seu instrutor.

Divisão de classes: Momento de 45 minutos dentro da programação regular dos Clubes para o estudo das classes regulares e classes regulares agrupadas. Formar os grupos por idade com base nos cartões;

Orientador de formação: De preferência uma pessoa madura, membro da diretoria e com experiência de clube e exerce o cargo de diretor de formação. Terá a função de monitorar e avaliar o desempenho do instrutor de classe e fornecer materiais e condições necessárias para o seu trabalho;

Instrutor de Classe: Membro da diretoria pode ser também o conselheiro da unidade. Terá o papel fundamental de acompanhar e orientar o desbravador no cumprimento de uma classe no período de um ano;

Pasta de formação: Pasta destinada ao Desbravador onde serão arquivados os documentos de seu processo avaliativo do ano em curso. Providenciar ou solicitar uma para cada Desbravador;

Pasta do instrutor: Pasta contendo os materiais relacionados ao cartão que o instrutor irá trabalhar: um cartão de classe regular e agrupada, manual do instrutor, leituras obrigatórias (livros), material teórico das especialidades básicas, plano anual de classe, plano de classe bíblica, materiais para trabalhar o plano de classe, controle de entrega de relatórios e trabalhos, modelos de: relatórios, resumos de livros e trabalhos escritos. Providenciar uma para cada instrutor;

Processo de Avaliação: Seguir um modelo de avaliação continuada para as especialidades e classes, constituída de presença, participação, apresentação de relatórios e uma única prova no final do ano para cada cartão.  Esta prova será de caráter avaliativo e não reprovativo. Todos esses controles serão avaliados e arquivados na pasta de formação.

Relatório: Instrumento de comprovação e avaliação de cumprimento de itens de cartão (modelo em anexo).

Resumo de livros: Instrumento de comprovação das leituras obrigatórias. Solicitar o resumo dos livros lidos quando solicitado no cartão. (orientação em anexo).                                                                                                                                                

Trabalho escrito: Instrumento para comprovação e avaliação de temas sugeridos no cartão. Solicitá-lo quando o cartão pedir pesquisas e estudos sobre um determinado tema. (orientação em anexo).

Declaração – Para cumprimento de itens que necessitem da confirmação de alguém que acompanhou o cumprimento um determinado item que não necessite de apresentação de relatório. (anexo)

Programações regulares: Por motivo de segurança das crianças e adolescentes bem como evitar a sobrecarga da diretoria, Orienta-se que os Clubes tenham apenas duas programações regulares na semana (em anexo), de preferência uma aos domingos e outra aos sábados à tarde (classe bíblica).

Diretriz da classe bíblica: Propõe que seja adotada uma estrutura na Classe Bíblica: estudo do curso bíblico (fornecido pelo campo), divisão em grupo (por classe) para o estudo da seção “Descoberta Espiritual” e apresentação de palestras. (orientação na parte da Classe Bíblica)

Plano de classe bíblica: Plano anual de estudo (em anexo) destinado ao instrutor de classe, para o acompanhamento do cumprimento dos itens da sessão “Descoberta espiritual” e das palestras temáticas.

Classificação das especialidades: As especialidades serão classificadas em Especialidades Básicas, Gerais e Profissionais. Seguir o modelo para que seja possível o cumprimento das 32 especialidades obrigatórias dos seis cartões no período de um ano.

Especialidades básicas - Especialidades que podem ser passadas em exposição teórica e discussão grupal, no momento da divisão de classe, a partir de materiais fornecidos pelo Clube. Podendo ser passada pelo Instrutor de Classe.

Especialidades Gerais – Especialidade caracterizada por exigir certa infra-estrutura para o seu ensino, maior domínio sobre o tema por quem irá passá-la, de preferência um instrutor do clube. É de responsabilidade do clube.

Especialidades Profissionais – Especialidade caracterizada por exigir um nível de conhecimento mais específico, atuação de um profissional da área, maior tempo para o seu cumprimento e certa infra-estrutura para o seu ensino. Quando possível, sugere-se as experiências sejam em ambiente extra Clube. É de responsabilidade do Clube.

Plano anual de especialidades – Plano que facilita o planejamento da passagem das especialidades durante o ano em curso, bastando apenas preenche-lo de acordo a necessidade de cada especialidade (em anexo);

Relatório de avaliação de classes – Relatório mensal a ser enviada a equipe de formação da ABA para avaliar e analisar o desempenho e andamento das classes regulares em cada clube. (em anexo);

Acompanhamento externo – O diretor de formação da região e/ou regional estará regularmente acompanhando e orientando a aplicação do plano nas reuniões regulares dos Clubes de sua região do inicio ao encerramento de suas programações. É necessário que exista um itinerário de visitação elaborado pela região.

Como implantar

Passo 1 – Marcar uma reunião de conscientização com toda a diretoria do clube apresentando que a base das ações do Clube serão as Classes Regulares. Na ocasião lhes apresentar o Guia de Classes Regulares;

Passo 2 – Dividir os Desbravadores por idade, independente de sexo, para o estudo das classes;

Passo 3 – Eleger um instrutor de classe para cada idade entre 10 a 15 anos. Quando o clube não possuir o número suficiente de instrutores deve ser acumulado o número de classes sob a responsabilidade de um instrutor;

Passo 4 – Montar o cronograma de especialidades gerais e profissionais em cima do plano anual de especialidades;

Passo 5 – Montar o calendário anual de atividades do Clube tendo como base o calendário proposto no Guia de Classes;

Passo 6 – Preparar e entregar uma pasta para o instrutor de classe contendo os materiais necessários para o desenvolvimento de suas atividades;

Passo 7 – Criar métodos de acompanhamento e avaliação individual do desbravador baseados em fichas, planilhas, etc.;

Passo 8 – Seguir um processo de acompanhamento e controle interno que será avaliado pelo instrutor de classe, supervisionado pelo orientador de formação do Clube, que mensalmente estará apresentando nas reuniões internas do clube o andamento do processo;

Passo 9 – Cumprir os programas regulares de domingo e da classe bíblica aos sábados;

Passo10 – Separar na programação de domingo 45 minutos exclusivo para a classe regular e 1 hora para as especialidades gerais e profissionais;

Passo 11 – Repassar ao capelão do clube o plano de classe bíblica, o programa e a escala de palestrantes;

Passo 12 – Apresentar relatório de avaliação das Classes nas reuniões mensais da Região.

 

  1. Programações e eventos padrão

Essas atividades deverão ser desenvolvidas de forma geral pelo clube. Para facilitar o seu desenvolvimento elas foram agrupadas em 10 programações ou eventos que deverão estar inseridos na programação anual dos clubes conforme o modelo sugestivo do calendário anual proposto neste guia.

1.      Cursos e treinamentos (4)

Objetivo:

- Treinar e orientar para melhor servir.

 

Atividades possíveis de serem executados:

- Curso de 10 horas;

- Curso de 4 horas

- Curso para diretoria de Clube

- Participar do mestrado em vida campestre

 

2.      Cerimônias (3)

Objetivos:

- Celebrar publicamente o recebimento de novos desbravadores e seu respectivo aprendizado.

 

Atividades possíveis de serem executados:

- Cerimônia de admissão /recebimento de lenço

- Condecoração de especialidades

- Investidura de classes

Sugestão: uma no dia mundial, outra no final do primeiro semestre e a ultima no final do ano.

 

 

3.      Caminhada (1)

Objetivos:

- Cumprir itens de cartão.

 

Atividades possíveis de serem executadas:

- Cumprir requisitos de uma das especialidades da seção “Estudos da Natureza”.

- Caminhadas acima de 8 km.

Obs.: Esta caminha deve ser promovida pela região.

4.      Classe bíblica (35)

4.1. Diretriz da Classe Bíblica:

- No primeiro momento da classe Bíblica será passada a lição (curso fornecido pelo Campo) de forma geral;

- Após o estudo da lição o grupo será dividido por classe e estará sob orientação do instrutor de classe, que coordenará o estudo dos textos bíblicos contidos no plano anual de classe bíblica;

- Quando terminarem todas as lições, o curso bíblico dará lugar ao ciclo de palestras temáticas dos cartões, continuando após a palestra do dia, o debate em grupo, por classe, do tema apresentado;

Obs.:Seguir o plano anual de classe e o programa da classe bíblica em anexo neste guia.

Objetivos:

- Promover o crescimento espiritual e moral do Desbravador.

Atividades possíveis de serem executadas:

 

- Curso bíblico (fornecido pelo Campo local)

- Cumprir a maior parte dos itens da seção “Descoberta Espiritual” (seguir plano anual da classe bíblica).

- Realizar as palestras propostas nos cartões de classes regulares. Só apresenta relatório quem tiver o tema como item obrigatório de seu cartão.(seguir plano anual da classe bíblica).

Temas a serem abordados:

- Pressão de grupo e seu papel na tomada de decisões.

- Princípios de saúde;

- Aborto;

- Modéstia Cristã;

- Drogas;

- Sexualidade;

- Violência doméstica;

- Auto-estima;

- Debater as vantagens do estilo de vida Adventista;

- Amizade;

- Otimismo e pessimismo;

- A Importância da escolha profissional;

- Como se relacionar com os pais;

- A escolha da pessoa certa para namorar;

- O plano de Deus para o sexo;

- Aptidão física e exercício regular;

-Finanças pessoais;

- O serviço do santuário;

- Acessibilidade.

5.      Encontros regionais (4)

Objetivo:

- Promover a integração entre os clubes de uma mesma região.

Atividades possíveis de serem executadas:

- Palestras

- Olimpori

- Projetos comunitários

6.      Recreação e desporto (4)

Objetivos:

- Promover a familiaridade e o espírito de grupo.

- Quebrar a rotina.

- Criar canais de comunicação.

- Motivar.

 

Atividades que podem ser desenvolvidas:

- Olimporis;

- Excursões/Passeios;

- Educação física;

- Atividades extras (não interferem na programação regular (Horas sociais, saídas sábado a noite, reunir a unidade para uma pratica esportivo, fazer uma hora social na residência de um dos membros, se reunirem para assistir um filme na casa de um dos membros da unidade, fazerem um junta panela, combinarem um piquenique).

 

7.      Acampamentos (2)

Orienta-se que o Clube de Desbravadores promova dois acampamentos no ano denominados de “acampamento I” e “acampamento II” tendo como parâmetro o nível de exigência de cada um.

 

Objetivos:

Ajudar jovens e juvenis a sentirem a proximidade de Deus e a se tornarem familiarizados com Ele através da criação.

Preparar nossos juvenis para o tempo de perseguição vindoura.

Aumentar a familiarização entre os acampantes.

Aprender a viver ao ar livre.

Ensinar confiança própria.

Satisfazer o espírito de aventura.

Desenvolver o vigor físico.

 

7.1. Acampamento I

 

Atividades possíveis de serem executadas:

- Identificar aves pelo canto, gramíneas que requer juntar sementes ou folhas, árvores ou arbustos que pede para identificar e colecionar folhas;

- Participar de um pernoite;

- Completar Especialidade de Natação Principiante I e Acampamento I (parte prática);

- Aprender os sinais para seguir uma pista;

- Descobrir os pontos cardeais sem a ajuda de uma bússola;

- Armar, desarmar, limpar e guardar uma barraca; 

- Construir um abrigo;

- Conhecer os métodos de purificar água;

- Caminhada de oito quilômetros.

- Corrida rústica;

 

7.2. Acampamento II

Atividades possíveis de serem executadas:

- Ajudar no planejamento;

- Completar a especialidade de Natação Principiante II e Acampamento II(parte prática);

- Fazer e seguir uma pista de 2 quilômetros, com no mínimo 10 sinais, que também possa ser seguida por outros;

- Fazer um relatório destacando o que mais lhe impressionou positivamente em um acampamento;

- Colaborar no planejamento de um acampamento e cozinhar duas refeições;

- Fazer um fogo refletor e demonstrar seu uso;

- Completar a especialidade de Resgate Básico(parte prática);

- Construir e utilizar um móvel de acampamento em tamanho real, com nós e amarras;

- Preparar uma cama de acampamento com materiais naturais.

 

8.      Treinamento ao ar livre (2)

 

Objetivos:

- Possibilitar condições para o cumprimento de atividades que necessitem ser realizadas ao ar livre.

 

Atividades que podem ser desenvolvidas: (três atividades em cada saída)

- Demonstrar como cuidar corretamente de uma corda. Fazer e explicar o uso prático dos nós obrigatórios dos cartões de classe.

- Orientações sobre segurança e promover um teste para verificar o desempenho do DBV.

- Apresentar 10 regras para uma caminhada e explicar o que fazer quando estiver perdido.

- Explicar o que é um mapa topográfico, o que se espera que ele indique e como deve ser usado.

- Identificar pelo menos vinte sinais e símbolos usados nestes mapas.

- Construir abrigos e fogos.

9.      Atividades regulares (28)

As atividades aqui propostas serão desenvolvidas dentro da programação regular de domingo.

 

Objetivos:

- Cumprir em um ano os planos de desenvolvimento integral do Desbravador.

 

Atividades possíveis de serem executados:

- Classes regulares (6);

- Especialidades (32);

- Atividades recreativas (da programação regular).

 

10.  Atividades missionárias e comunitárias (4)

Objetivos:

- Cumprir os principais objetivos pelos quais os Clubes de Desbravadores existem que é Salvar do pecado e guiar no Serviço.

 

Atividades possíveis de serem executadas:

-Atividade comunitária (Visitar entidade beneficente, limpeza de praças, entrega de cestas básicas, etc);

- Atividade missionária (distribuição de flores em hospitais no dia das mães, distribuição de panfletos, visitas missionárias);

- Visita à prefeitura /Cartão de pesquisador (verificar se pode ser substituída por outra atividade similar).

 

Atividades que o diretor deverá viabilizar junto à igreja para cumprimento individual de cartões:

- O diretor deverá viabilizar junto à secretaria da igreja para que o DBV assista pelo menos uma reunião de alguma comissão da igreja ou do clube;

- Participação em dois programas envolvendo diferentes departamentos da igreja local.

- Participação em pelo menos três atividades missionárias.

 

  1. Classificação de especialidades
  2. Básica: Deve ser coordenada pelo instrutor de classe na divisão de classes.

Sugestões:

☺ Especialidade de cães (Estudos da natureza)

☺ Arte em massa de pão (artes e habilidades manuais)

☺Anfíbios (estudos da natureza)

☺Arte de contar historias (Atividades missionárias)

☺Pegadas de animais (Estudos da natureza)

☺Desenho e pintura (Artes e habilidades manuais)

☺Vida familiar (Atividades missionárias)

☺Arte culinária (Habilidades domésticas)

☺Gatos (Estudos da natureza)

☺Magistério (Atividades profissionais)

☺Cidadania cristã (Atividades missionárias)

☺Decoupagem (Artes a habilidades manuais)

☺Aventuras por Cristo (Atividades missionárias)

☺Sementes (Estudos da natureza)

☺Testemunho juvenil (Atividades missionárias)

☺Ecologia (Estudos da natureza)

☺Pipas (Atividades recreativas)

☺Panificação (Habilidades domésticas)

☺Mordomia (Atividades missionária)

  1. Geral: Deve ser coordenada pelo clube de forma geral, podendo ser passada por um instrutor do clube.

Sugestões:

KAcampamento I (Atividades recreativas)

KAcampamento II (Atividades recreativas)

KModelagem em sabão (Arte e habilidades manuais)

KNatação I (Atividades recreativas)

KNatação II (Atividades recreativas)

KOrdem Unida (Atividades recreativas)

KNutrição (Habilidades domésticas)

KTécnicas de lavanderia (Habilidades domésticas)

  1. Profissional: Deve ser coordenada pelo clube de forma geral, Necessitando ser passada por um profissional específico.

Sugestões:

LPrimeiros socorros (Ciência e saúde)

LPrimeiros socorros I (Ciência e saúde)

LResgate básico (Ciência e saúde)

LCultura física (Atividades recreativas)

  1. Atividades de classe

Atividades que devem ser cumpridas no momento das classes regulares coordenado pelo instrutor de classe:

 

Classe regular: Amigo – 10 anos

  1. Cumprir os itens 1,2 e 3 da seção geral
  2. Ler o livro para Juvenil do ano em curso
  3. Ler de livro “Pela Graça de Deus”
  4. Decorar os livros do Antigo Testamento, e dividi-los em suas cinco áreas.
  5. Mencionar dez qualidades de um bom amigo e apresentar quatro situações diárias onde você praticou a Regra Áurea de Mateus 7:12.
  6. Conhecer o Hino Nacional de seu país e o que ele significa
  7. Explicar os princípios de temperança sobre Daniel 1
  8. Decorar e explicar Daniel 1:8
  9. Escrever seu compromisso pessoal de seguir um estilo de vida saudável.
  10. Aprender os princípios de uma dieta saudável.
  11. Especialidade de cães (Est. natureza)
  12. Arte em massa de pão (arte e hab. Manuais)

 

Classe regular: Companheiro

Agrupada: Amigo e Companheiro – 11 Anos

- Cumprir os itens 1,2 e 3 da seção geral

- Ler o livro para Juvenil do ano em curso. Resumir em um parágrafo.

- Ler de livro “Pela Graça de Deus”

- Decorar os livros do antigo e novo testamento, e dividi-los em suas 8 áreas.

- Conversar com seu conselheiro ou unidade sobre como respeitar pessoas de cultura, raça, e sexo diferentes.

- Decorar e explicar I Coríntios 9:24-27

- Conversar com o seu líder sobre aptidão física e os exercícios regulares para uma vida saudável.

- Aprender sobre os prejuízos causados à saúde pelo cigarro e escrever seu compromisso de não utilizá-lo.

- Ler o evangelho de Mateus ou Marcos em qualquer tradução e decorar duas passagens sugeridas.

- Dirigir ou colaborar em uma meditação criativa para a sua unidade ou Clube.

- Especialidade de anfíbios (Est. natureza).

- Arte de contar história (ativ. Missionária).

 

Classe regular: Pesquisador

Agrupada: Companheiro e Pesquisador – 12 Anos

- Cumprir os itens 1,2 e 3 da seção geral

- Ler o livro para Juvenil do ano em curso. Resumir em um parágrafo.

- Ler de livro “Pela Graça de Deus”

- Demonstrar como usar uma Concordância Bíblica.

- Decorar os livros do antigo e novo testamento, e dividi-los em suas 8 áreas.

- Conversar com seu conselheiro ou unidade sobre como respeitar pessoas de cultura, raça, e sexo diferentes.

- Participar de uma discussão em classe sobre os efeitos do álcool sobre o organismo e escrever um compromisso pessoal livre do álcool.

- Explicar os princípios de temperança sobre Daniel 1

- Decorar Daniel 1.8

- Escrever seu compromisso pessoal de seguir um estilo de vida saudável.

- Aprender sobre os prejuízos causados à saúde pelo cigarro e escrever seu compromisso de não utilizá-lo.

- Ler o evangelho de Mateus ou Marcos em qualquer tradução e decorar duas passagens sugeridas. No caso de classe regular, decorar Lucas e João e discutir três passagens sugeridas no cartão.

- Aprender os princípios de uma dieta saudável e ajudar a preparar um quadro com os grupos básicos de alimentos.

- Especialidade de pegadas de animais (Est.da natureza)

- Especialidade de vida familiar (Ativ.missionárias)

- Especialidade de desenho e pintura (Artes e hab. Man.)

- Especialidade de Arte e culinária (Hab. Domestica)

- Dirigir uma cerimônia de abertura do clube.

- Identificar a constelação de órion e centauro e seu significado espiritual. Ler livro Primeiros Escritos Ellen. White.

 

Classe regular: Pioneiro

Agrupada: Pesquisador e Pioneiro – 13 Anos

 

- Cumprir os itens 1,2 e 3 da seção geral. Voto, lei, lema e alvo.

- Ler o livro para Juvenil do ano em curso. Resumir em um parágrafo.

- Ler de livro “Pela Graça de Deus”

- Demonstrar como usar uma Concordância Bíblica.

- Decorar os livros do antigo e novo testamento, e dividi-los em suas 8 áreas.

- Conversar com seu conselheiro ou unidade sobre como respeitar pessoas de cultura, raça, e sexo diferentes.

- Conhecer o hino nacional e o que ele significa.

- Participar de uma discussão em classe sobre os efeitos do álcool e do fumo sobre o organismo e escrever um compromisso pessoal livre do álcool e do fumo.

- Explicar os princípios de temperança sobre Daniel 1.

- Decorar e explicar Daniel 1:8

- Conversar em seu clube ou unidade sobre:

a. O que é o cristianismo.

b. Quais são as características de um verdadeiro discípulo.

c. O que fazer para ser um cristão verdadeiro

- Escrever seu compromisso pessoal de seguir um estilo de vida saudável.

- Ler o evangelho de Mateus ou Marcos e Lucas em qualquer tradução.

- Matricular pelo menos três pessoas em um curso bíblico por correspondência ou classe bíblica.

- Aprender os princípios de uma dieta saudável e ajudar a preparar um quadro com os grupos básicos de alimentos.

- Especialidade de cidadania cristã (Atividades Missionárias)

- Especialidade de Gatos (Estudos da natureza)

- Especialidade de decoupagem (Artes e hab. Manuais)

- Especialidade de magistério (Atividades Profissionais)

 

Classe regular: Excursionista

Agrupada: Pioneiro e Excursionista – 14 Anos

- Cumprir os itens 1,2 e 3 da seção geral. Voto, lei, lema, alvo e objetivo.

- Ler o livro para Juvenil do ano em curso. Resumir em um parágrafo.

- Demonstrar como usar uma Concordância Bíblica.

- Ler o livro “Pela Graça de Deus”

- Decorar os livros do antigo e novo testamento, e dividi-los em suas 8 áreas.

- Conversar com seu conselheiro ou unidade sobre como respeitar pessoas de cultura, raça, e sexo diferentes

- Participar de uma discussão em classe sobre os efeitos do álcool sobre o organismo e escrever um compromisso pessoal livre do álcool.

- Decorar e explicar I Coríntios 9:24-27

- Conversar em seu clube ou unidade sobre:

a. O que é o cristianismo.

b. Quais são as características de um verdadeiro discípulo.

c. O que fazer para ser um cristão verdadeiro

- Explicar os princípios de temperança sobre Daniel 1.

- Decorar e explicar Daniel 1:8

- Escrever seu compromisso pessoal de seguir um estilo de vida saudável.

- Aprender sobre os prejuízos causados à saúde pelo cigarro e escrever seu compromisso de não utilizá-lo.

- Ler o evangelho de Mateus ou Marcos em qualquer tradução e decorar duas passagens sugeridas.

- Matricular pelo menos três pessoas em um curso bíblico por correspondência ou classe bíblica.

- Estudar o trabalho do Espírito Santo, como Ele se relaciona com as pessoas, e discutir seu envolvimento no crescimento espiritual.

- Através do estudo da Bíblia, descobrir o verdadeiro significado da observância do Sábado.

- Aprender os princípios de uma dieta saudável e ajudar a preparar um quadro com os grupos básicos de alimentos.

- Participar em dois programas envolvendo diferentes departamentos da igreja local.

- Apresentar um organograma da igreja local e as funções dos departamentos. Ler o manual da igreja.

- Escolher e completar dois requisitos da especialidade de Temperança.

- Especialidade de Aventuras por Cristo. (Ati. Missionária).

- Especialidade de Sementes (Est. natureza)

- Espec. de Testemunho juvenil. (Ativ. Missionárias).

 

Classe regular: Guia

Agrupada: Excursionista e Guia – 15 Anos

- Cumprir os itens 1,2 e 3 da seção geral. Voto, lei, lema, alvo, objetivo e voto a bíblia.

- Ler o livro para Juvenil do ano em curso. Resumir em um parágrafo.

- Demonstrar como usar uma Concordância Bíblica.

- Ler um livro sobre a história da Igreja Adventista, com destaque especial para a realidade de seu país

- Decorar os livros do antigo e novo testamento, e dividi-los em suas 8 áreas.

- Conversar com seu conselheiro ou unidade sobre como respeitar pessoas de cultura, raça, e sexo diferentes

- Participar de uma discussão em classe sobre os efeitos do álcool sobre o organismo e escrever um compromisso pessoal livre do álcool.

- Decorar e explicar I Coríntios 9:24-27

- Conversar em seu clube ou unidade sobre:

a. O que é o cristianismo.

b. Quais são as características de um verdadeiro discípulo.

c. O que fazer para ser um cristão verdadeiro

- Explicar os princípios de temperança sobre Daniel 1.

- Decorar e explicar Daniel 1:8

- Escrever seu compromisso pessoal de seguir um estilo de vida saudável.

- Aprender sobre os prejuízos causados à saúde pelo cigarro e escrever seu compromisso de não utilizá-lo.

-  Fazer uma apresentação sobre  os oitos remédios naturais dados por Deus, para alunos do ensino fundamental.

- Ler o evangelho de Mateus ou Marcos em qualquer tradução e decorar duas passagens sugeridas.

- Matricular pelo menos três pessoas em um curso bíblico por correspondência ou classe bíblica.

- Estudar o trabalho do Espírito Santo, como Ele se relaciona com as pessoas, e discutir seu envolvimento no crescimento espiritual.

- Através do estudo da Bíblia, descobrir o verdadeiro significado da observância do Sábado.

- Ler o livro “Nossa Herança”.

- Fazer uma apresentação sobre os oito remédios naturais dados por Deus.

- Ler e resumir três histórias de pioneiros adventistas. Contar estas histórias na reunião do clube, no culto JA, ou na Escola Sabatina.

- Aprender os princípios de uma dieta saudável e ajudar a preparar um quadro com os grupos básicos de alimentos.

- Organograma sobre estrutura administrativa da igreja na Divisão Sul Americana

- Escolher e completar dois requisitos da especialidade de Temperança.

- Pipas (Ativ. recreativas)

- Panificação (Habilidades domésticas)

temperança.

- Mordomia (Ativ. Missionárias)

- Ecologia (Estudo da natureza).

 

6. Calendário anual de programações e eventos

 

Este calendário tem como referência o ano de 2009, mas poderá servir de base para qualquer ano. Os Clubes ficam livres para opcionar por outras especialidades das que são propostas, desde que sejam da mesma área e o cartão dê essa possibilidade.

É necessário que os clubes iniciem suas atividades na terceira semana de janeiro para que tenham condições de cumprir todo o currículo das Classes Regulares.

Janeiro

1º final de semana -  Férias

1º final de semana -  Férias

2º final de semana -  Livre ou férias

2º final de semana -  Livre ou planejamento organizacional

3º final de semana -  Planejamento organizacional ou inicio das atividades

3º final de semana -  Inicio das atividades/apresentação/recreação

4º final de semana – Inicio da Classe bíblica

4º final de semana – Programa regular / Especialidade de Acampamento I

5º final de semana – Classe bíblica/saída

 

Fevereiro

5º final de semana – Programa regular / Especialidade Acampamento I

6º final de semana – Classe bíblica

6º final de semana – Programa regular / Especialidade Acampamento I

7º final de semana – Concílio ou convenção / Campo

7º final de semana – Retiro espiritual

8º final de semana – Classe bíblica

 

Março

8º final de semana – Encontro regional/palestra (abertura do SAVA)

9º final de semana – Classe bíblica

9º final de semana – Programa regular / Especialidade de Modelagem em sabão

10º final de semana – Classe bíblica

10º final de semana – Atividade recreativa / excursão/ passeio

11º final de semana – Classe bíblica

11º final de semana – Programa regular / Especialidade de Modelagem em sabão

12º final de semana – Treinamento p/ diretoria e curso de 4 horas / REGIÃO

 

Abril

12º final de semana – Classe bíblica

13º final de semana – Programa regular / Especialidade de Modelagem em sabão

13º final de semana – Semana do calvário/ Apoio a igreja

14º final de semana – Programa regular / Proj. comunitário/ limpeza de um ambiente público

14º final de semana – Classe bíblica - Concurso bom de bíblia

15º final de semana – Manhã esportiva

15º final de semana – Dia mundial dos Desbravadores/Investidura e condecoração

16º final de semana – Solenidade cívica – Dia mundial DBV

 

Maio

16º final de semana – Classe bíblica

17º final de semana – Treinamento ao ar livre

17º final de semana – Classe bíblica

18º final de semana – Programa regular / Ordem unida

18º final de semana – Classe bíblica

19º final de semana – Programa regular / Ordem unida

19º final de semana – Classe bíblica - Bom de bíblia – 2ª etapa

20º final de semana – Programa regular / Ordemunida

20º final de semana – Classe bíblica e Caminhada

21º final de semana – Caminhada/Região

 

Junho

21º final de semana – Classe bíblica

22º final de semana – Programa regular / Especialidade de Primeiros socorros

22º final de semana – Projeto comunitário

23º final de semana – Programa regular / Especialidade de Primeiros socorros

23º final de semana – Classe bíblica

24º final de semana – Encontro regional/corrida rústica

24º final de semana – Classe bíblica

25º final de semana – Programa regular / Especialidade de Primeiros socorros

 

Julho

(definir data)Realização do Acampamento I

25º final de semana – Classe bíblica - Bom de bíblia 3ª etapa

 

 

Agosto

26º final de semana – Classe bíblica

26º final de semana – Programa regular/ integração

27º final de semana – Classe bíblica

27º final de semana – Programa regular / Especialidade de Acampamento II

28º final de semana – Bom de bíblia – 4ª etapa

28º final de semana – Programa regular / Especialidade de Acampamento II

29º final de semana – Classe bíblica

29º final de semana – Treinamento ao ar livre

30º final de semana – Projeto comunitário/ visita entidade beneficente

30º final de semana – Programa regular / Especialidade de Cultura física

 

Setembro

31º final de semana – Desfile de bairro(por clube)

31º final de semana – Classe bíblica / Bom de bíblia 5ª etapa

32º final de semana – Encontro regional / Palestra

32º final de semana – Classe bíblica

33º final de semana – Programa regular / Especialidade Cultura física

33º final de semana – Classe bíblica

34º final de semana – Atividade recreativa / passeio/ olimpori

34º final de semana – Classe bíblica

35º final de semana – Programa regular / Especialidade Natação II

 

 

Outubro

35º final de semana –Classe bíblica

36º final de semana – Programa regular / Especialidade Natação II

36º final de semana – Acampamento II ou inicio de novembro

37º final de semana – Classe bíblica

37º final de semana – Programa regular / Especialidade Primeiros socorros I

38º final de semana – Classe bíblica

38º final de semana – Programa regular / Especialidade Primeiros socorros I

39º final de semana – Classe bíblica / Bom de bíblia 6ª etapa

 

Novembro

39º final de semana - Programa regular / Especialidade Primeiros socorros I

40º final de semana – Projeto missionário/ Projeto Bálsamo

40º final de semana – Curso de 10 horas/Campo

41º final de semana – Classe bíblica

41º final de semana – Programa regular / Especialidade Resgate básico

42º final de semana – Classe bíblica

42º final de semana – Programa regular / Especialidade Resgate básico

43º final de semana – Vida Campestre / Região

43º final de semana – Classe bíblica

44º final de semana – Programa regular / Especialidade Resgate básico (enc. SAVA)

 

Dezembro

44º final de semana – Classe bíblica/Colheita (apoio a igreja)

45º final de semana – Programa regular / Especialidade extra

45º final de semana – Classe bíblica

46º final de semana – Programa regular / Especialidade extra

46º final de semana – Investidura/condecoração

47º final de semana – Confraternização do Clube/ Encerramento das atividades

47º final de semana – Encontro regional/recreação e encerramento das atividades da região

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PLANO ANUAL CLASSE REGULAR – PAC: 10ANOS

Classe regular: Amigo

 

Seqüência de reuniões

Requisitos

Quantidade de reuniões

1.

Cumprir os itens 1,2 e 3 da seção geral

 

2.

Ler o livro para Juvenil do ano em curso

 

 

3.

Ler o livro “Pela Graça de Deus”

 

 

4.

Decorar os livros do Antigo Testamento, e dividi-los em suas cinco áreas. (apresentar trabalho por escrito)

 

 

5.

Mencionar dez qualidades de um bom amigo e apresentar quatro situações diárias onde você praticou a Regra Áurea de Mateus 7:12.

 

6.

Conhecer o Hino Nacional de seu país e o que ele significa

 

7.

Explicar os princípios de temperança sobre Dan.1

 

8.

Decorar e explicar Daniel 1:8

 

9.

Escrever seu compromisso pessoal de seguir um estilo de vida saudável

 

10.

Aprender os princípios de uma dieta saudável.

 

11.

Especialidade de cães (Est. natureza)

 

12.

Arte em massa de pão (arte e hab. Manuais)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PLANO ANUAL CLASSE REGULAR – PAC: 11ANOS

Classe regular: Companheiro

Agrupada: Amigo e Companheiro

Encontros para estudos

Requisitos

Tempo necessário

1.

Cumprir os itens 1,2 e 3 da seção geral

 

 

2.

Ler o livro para Juvenil do ano em curso. Resumir em um parágrafo.

 

 

3.

Ler o livro “Pela Graça de Deus”

 

 

4.

Decorar os livros do antigo e novo testamento, e dividi-los em suas 8 áreas. (apresentar trabalho por escrito)

 

 

5.

Conversar com seu conselheiro ou unidade sobre como respeitar pessoas de cultura, raça, e sexo diferentes

 

6.

Decorar e explicar I Coríntios 9:24-27

 

 

7.

Conversar com o seu líder sobre aptidão física e os exercícios regulares para uma vida saudável.

 

8.

Aprender sobre os prejuízos causados à saúde pelo cigarro e escrever seu compromisso de não utilizá-lo.

 

9.

Ler o evangelho de Mateus ou Marcos em qualquer tradução e decorar duas passagens sugeridas.

 

10.

Dirigir ou colaborar em uma meditação criativa para a sua unidade ou Clube.

 

11.

Especialidade de anfíbios (Est. natureza)

 

12.

Especialidade de Arte de contar história (at.Missionária)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PLANO ANUAL CLASSE REGULAR – PAC: 12 ANOS

Classe regular: Pesquisador

Agrupada: Amigo, Companheiro e Pesquisador

 

Encontros para estudos

Requisitos

Tempo necessário

1.

Cumprir os itens 1,2 e 3 da seção geral. Trabalho escrito.

 

2.

Ler o livro para Juvenil do ano em curso. Resumir em um parágrafo.

 

3.

Demonstrar como usar uma Concordância Bíblica.

 

4.

Ler de livro “Pela Graça de Deus”

 

5.

Decorar os livros do antigo e novo testamento, e dividi-los em suas 8 áreas. (apresentar trabalho por escrito)

 

6.

Conversar com seu conselheiro ou unidade sobre como respeitar pessoas de cultura, raça, e sexo diferentes

 

7.

Participar de uma discussão em classe sobre os efeitos do álcool sobre o organismo e escrever um compromisso pessoal livre do álcool

 

8.

Explicar os princípios de temperança sobre Daniel 1.

 

9.

Decorar e explicar Daniel 1:8

 

10.

Escrever seu compromisso pessoal de seguir um estilo de vida saudável

 

11.

Aprender sobre os prejuízos causados à saúde pelo cigarro e escrever seu compromisso de não utilizá-lo.

 

12.

Ler o evangelho de Mateus ou Marcos em qualquer tradução e decorar duas passagens sugeridas

 

13.

Aprender os princípios de uma dieta saudável e ajudar a preparar um quadro com os grupos básicos de alimentos.

 

14.

Especialidade de pegadas de animais (Est.da natureza)

 

15.

Especialidade vida familiar (Ativ.missionárias)

 

16.

Especialidade de desenho e pintura (Artes e hab. Man.)

 

17.

Especialidade de Arte e culinária (Hab. Domestica)

 

18.

Dirigir uma cerimônia de abertura do clube

 

19.

Identificar constelação de órion e centauro e seu significado espiritual. Ler  E. W. (ver no cartão)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PLANO ANUAL CLASSE REGULAR – PAC: 13ANOS

Classe regular: Pioneiro

Agrupada: Amigo, Companheiro, Pesquisador, Pioneiro

Encontros para estudos

Requisitos

Tempo necessário

1.

Cumprir os itens 1,2 e 3 da seção geral. Voto, lei, lema e alvo.

 

2.

Ler o livro para Juvenil do ano em curso. Resumir em um parágrafo.

 

3.

Ler de livro “Pela Graça de Deus”

 

4.

Conversar em seu clube ou unidade sobre:

a. O que é o cristianismo.

b. Quais são as características de um verdadeiro discípulo.

c. O que fazer para ser um cristão verdadeiro

 

5.

Demonstrar como usar uma Concordância Bíblica.

 

6.

Decorar os livros do antigo e novo testamento, e dividi-los em suas 8 áreas. (apresentar trabalho por escrito)

 

7.

Conversar com seu conselheiro ou unidade sobre como respeitar pessoas de cultura, raça, e sexo diferentes

 

8.

Conhecer o hino nacional e o que ele significa

 

9.

Participar de uma discussão em classe sobre os efeitos do álcool e do fumo sobre o organismo e escrever um compromisso pessoal livre do álcool e do fumo.

 

10.

Explicar os princípios de temperança sobre Daniel 1 e Decorar e explicar Daniel 1:8

 

11.

Ler o evangelho de Mateus ou Marcos e Lucas em qualquer tradução.

 

12.

Escrever seu compromisso pessoal de seguir um estilo de vida saudável

 

13.

Aprender os princípios de uma dieta saudável e ajudar a preparar um quadro com os grupos básicos de alimentos.

 

14.

Especialidade de cidadania cristã (Missionária)

 

15.

Especialidade de Gatos (Estudos da natureza)

 

16.

Especialidade de decoupagem (Artes e hab. Manuais)

 

17

Especialidade de magistério (Ativ. Profissionais)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PLANO ANUAL CLASSE REGULAR – PAC: 14ANOS

Classe regular: Excursionista

Agrupada: Amigo, Companheiro, Pesquisador, Pioneiro e Excursionista

 

Encontros para estudos

Requisitos

Tempo necessário

1.

Cumprir os itens 1,2 e 3 da seção geral. Voto, lei, lema, alvo e objetivo.

 

2.

Ler o livro para Juvenil do ano em curso. Resumir em um parágrafo.

 

 

3.

Demonstrar como usar uma Concordância Bíblica.

 

4.

Ler de livro “Pela Graça de Deus”

 

5.

Decorar os livros do antigo e novo testamento, e dividi-los em suas 8 áreas. (apresentar trabalho por escrito)

 

6.

Conversar com seu conselheiro ou unidade sobre como respeitar pessoas de cultura, raça, e sexo diferentes

 

7.

Participar de uma discussão em classe sobre os efeitos do álcool sobre o organismo e escrever um compromisso pessoal livre do álcool

 

8.

Decorar e explicar I Coríntios 9:24-27

 

9.

Conversar em seu clube ou unidade sobre:

a. O que é o cristianismo.

b. Quais são as características de um verdadeiro discípulo.

c. O que fazer para ser um cristão verdadeiro

 

10.

Explicar os princípios de temperança sobre Daniel 1

 

11.

Decorar e explicar Daniel 1:8

 

12.

Escrever seu compromisso pessoal de seguir um estilo de vida saudável

 

13.

Aprender sobre os prejuízos causados à saúde pelo cigarro e escrever seu compromisso de não utilizá-lo.

 

14.

Ler o evangelho de Mateus ou Marcos em qualquer tradução e decorar duas passagens sugeridas

 

15.

Matricular pelo menos três pessoas em um curso bíblico por correspondência ou classe bíblica

 

16.

Estudar o trabalho do Espírito Santo, como Ele se relaciona com as pessoas, e discutir seu envolvimento no crescimento espiritual

 

17.

Através do estudo da Bíblia, descobrir o verdadeiro significado da observância do Sábado

 

18.

Aprender os princípios de uma dieta saudável e ajudar a preparar um quadro com os grupos básicos de alimentos.

 

19

Participar em dois programas envolvendo diferentes departamentos da igreja local.

 

20.

Apresentar um organograma da igreja local e as funções dos departamentos. Ler o manual da igreja.

 

21.

Dois requisitos de temperança.

 

22.

Especialidade de Aventuras por Cristo. (Ati. Missionária)

 

23.

Especialidade de Sementes (Est. natureza)

 

24.

Espec. de Testemunho juvenil. (Ativ. Missionárias)

 

 

 

 

 

 

PLANO ANUAL CLASSE REGULAR INDIVIDUAL – PACI 15ANOS

Classe regular: Guia

Agrupada: Amigo, Companheiro, Pesquisador, Pioneiro, Excursionista e Guia

Encontros para estudos

Requisitos

Tempo necessário

1.

Cumprir os itens 1,2 e 3 da seção geral. Voto, lei, lema, alvo, objetivo e voto a bíblia.

 

2.

Ler o livro para Juvenil do ano em curso. Resumir em um parágrafo.

 

3.

Demonstrar como usar uma Concordância Bíblica

 

4.

Ler um livro sobre a historia da Igreja Adventista, com destaque especial para a realidade de seu país

 

5.

Decorar os livros do antigo e novo testamento, e dividi-los em suas 8 áreas. (apresentar trabalho por escrito)

 

6.

Conversar com seu conselheiro ou unidade sobre como respeitar pessoas de cultura, raça, e sexo diferentes

 

7.

Participar de uma discussão em classe sobre os efeitos do álcool sobre o organismo e escrever um compromisso pessoal livre do álcool

 

8.

Decorar e explicar I Coríntios 9:24-27

 

9.

Conversar em seu clube ou unidade sobre:

a. O que é o cristianismo.

b. Quais são as características de um verdadeiro discípulo.

c. O que fazer para ser um cristão verdadeiro

 

10.

Explicar os princípios de temperança sobre Daniel 1

 

11.

Decorar e explicar Daniel 1:8

 

12.

Escrever seu compromisso pessoal de seguir um estilo de vida saudável

 

13.

Aprender sobre os prejuízos causados à saúde pelo cigarro e escrever seu compromisso de não utilizá-lo.

 

14.

Ler o evangelho de Mateus ou Marcos em qualquer tradução e decorar duas passagens sugeridas

 

15.

Matricular pelo menos três pessoas em um curso bíblico por correspondência ou classe bíblica

 

16.

Estudar o trabalho do Espírito Santo, como Ele se relaciona com as pessoas, e discutir seu envolvimento no crescimento espiritual

 

17.

Através do estudo da Bíblia, descobrir o verdadeiro significado da observância do Sábado

 

18.

Ler o livro “Nossa Herança”

 

19.

Ler e resumir três histórias de pioneiros adventistas. Contar estas histórias na reunião do clube, no culto JA, ou na Escola Sabatina

 

20.

Fazer uma apresentação sobre os oito remédios naturais dados por Deus

 

21

Fazer uma apresentação sobre  os oitos remédios naturais dados por Deus, para alunos do ensino fundamental.

 

22.

Aprender os princípios de uma dieta saudável e ajudar a preparar um quadro com os grupos básicos de alimentos.

 

23.

Organograma sobre estrutura administrativa da igreja na Divisão Sul Americana

 

24.

Dois requisitos da especialidade de temperança

 

25.

Pipas (Ativ. recreativas)

 

26.

Panificação (Habilidades domésticas)

 

28.

Mordomia (Ativ. Missionárias)

 

29

Ecologia (Estudo da natureza)

 

 

Plano anual de especialidades gerais e profissionais

Especialidade

Infra-estrutura

Local

Ministrante

Período

Telefone

Acampamento I (Atividades recreativas)

 

 

 

 

 

Acampamento II (Atividades recreativas)

 

 

 

 

 

Modelagem em sabão (Arte e habilidades manuais)

 

 

 

 

 

Natação I (Atividades recreativas)

 

 

 

 

 

Natação II (Atividades recreativas)

 

 

 

 

 

Primeiros socorros (Ciência e saúde)

 

 

 

 

 

Primeiros socorros I (Ciência e saúde)

 

 

 

 

 

Resgate básico (Ciência e saúde)

 

 

 

 

 

Cultura física (Atividades recreativas)

 

 

 

 

 

Ordem unida (atividades recreativas)

 

 

 

 

 

Nutrição (Habilidades domésticas)

 

 

 

 

 

Técnicas de lavanderia (Habilidades domésticas)

 

 

 

 

 

Cultura física(Atividades recreativas)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MODELO DE PROGRAMA DAS REUNIÕES DO CLUBE

PROGRAMA REGULAR /DOMINGO

DATA:          /          /

Mód.

Partes

Atividades

Tempo necessário

1.

Abertura

Ideais, hino, oração e devocional

15min.

2.

Civismo

Ordem unida, evoluções

15min

3.

Cantinho da unidade

Chamadas, planos, cotas

10min.

4.

Especialidades

Esp. Gerais e profissionais

1 hora

5.

Classes regulares

Especialidades básicas e outros Itens de cartão

45min.

6.

Atividades recreativas

Jogos, dinâmicas, etc.

30min

7

Encerramento

Anúncios e oração

5min.

 

Total

 

3 horas

 

CLASSE BÍBLICA

DATA:          /        /

Mód.

Partes

Atividades

Tempo necessário

1.

Abertura

Cânticos, oração intercessória

10 min.

2.

Estudo bíblico

Estudo de cursos bíblicos

30min

3.

Estudo de temas e passagens bíblicas.

Estudos das gemas bíblicas em grupo e apresentação de palestras

25min.

4.

Encerramento

Cânticos, anúncios e oração

5min.

 

Total

 

1hora e 10M.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMO PREPARAR UM RELATÓRIO

  1. Identificação

De: Fulano de Tal

Para: Ciclano de Tal

- Relatório de participação de uma discussão sobre o tema “a pressão do grupo” para o cumprimento da sessão IV, item 2 do cartão de Classes agrupadas de Líder

- Relatório de visitação de uma instituição beneficente para o cumprimento da sessão III, item 2.c do cartão de Classes agrupadas de Líder

2. Corpo (data, identificação do evento, local, entidade organizadora do evento, objetivo do evento, ministrante do evento, descrição das experiências vividas durante o evento e o que o evento lhe proporcionou)

No dia 32 de agosto de 2100 estive participando de uma discussão/debate sobre a pressão do grupo promovida pelo Clube de Líderes fulano de tal da 2ª Região na escola fulana de tal. O debate teve como objetivo conscientizar nos envolvidos sobre a necessidade de termos opinião própria para não sermos influenciados negativamente pelo meio em que vivemos. Na ocasião, foi ministrada uma relevante palestra pela psicóloga fulana de tal que nos deu uma maior compreensão sobre o assunto. Na ocasião, ....

Esse debate me ajudou, me proporcionou, colaborou...

3. Registro ou validação (data, local, assinatura do participante e do responsável pela organização do evento e avaliador)

Ananindeua, 25 de março de 2009

 

_______________________  

        Participante                

 

              ______________________________            __________________________

                           Clube de Líderes                                    Avaliador

 

 

COMO FAZER UM RESUMO

Resumir é o ato de ler, analisar e traçar em poucas linhas o que de fato é essencial e mais importante para o leitor.
Dicas:

1.  Faça uma primeira leitura atenciosa do texto, a fim de saber o assunto geral do mesmo; atento às idéias principais. Tendo em mente essa visão geral do texto, atente para parágrafos, sublinhando as palavras-chaves para serem a base do resumo;

2.  Releia o seu texto à medida que for escrevendo para verificar se as idéias estão claras e seqüenciais, ou seja, coerentes e coesas.

3.  Ao final, faça um resumo geral deste primeiro resumo dos parágrafos e verifique se não está faltando nenhuma informação ou sobrando alguma;

4.  Por fim, analise se os conceitos apresentados estão de acordo com a opinião do autor porque não cabe no resumo comentários pessoais.

Estrutura de resumo de leituras:

  1. Informações sobre o autor do resumo

- Nome;

- Atual função ou formação nos desbravadores;

- Clube, região ou área da ABA a que está ativamente atuando;

- Função/cargo.

2. Identificação da obra resumida (livro, capitulo de livro, etc.)

- Exemplo no caso de livro:

White, Ellen. Esperança para viver. 1ª ed. São Paulo; Casa Publicadora Brasileira, 2007.

- Exemplo no caso de um capitulo de livro, cujo o autor do capitulo é o mesmo autor do livro:

White, Ellen. O crescimento espiritual. in: Esperança para viver.  1ª ed.São Paulo; Casa Publicadora Brasileira, 2007, 58, p. 58-66.

  1. Objetivo do trabalho

Exemplo: Cumprir requisito do cartão de classes agrupadas de lideres do Clube de Desbravadores da Igreja Adventista do 7º Dia.

Obs.:Utilizar o verbo no infinitivo.

  1. Resumo do trabalho: (seguir as dicas acima).
  2. Conclusões e proposições do trabalho. (o que foi aprendido e o que o autor está propondo no texto lido).

Como fazer um trabalho escrito

 

Estrutura básica para trabalhos escritos solicitados nos Clubes de Desbravadores

1. Capa

- Identificação do Campo local

- Identificação do Clube a quem está sendo apresentado o trabalho

- Identificação da classe que está cursando

- Nome do autor do trabalho

- Identificação do trabalho proposto

- Identificação da cidade e ano em que foram feitos o trabalho

2. Apresentação do trabalho

3. Desenvolvimento do trabalho

4. Considerações finais.

5. Bibliografia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Modelo:

 

Associação Baixo Amazonas

Clube de Desbravadores Fulano de Tal

Classe Regular de Companheiro

 

 

Fulano de Tal

 

 

 

Trabalho apresentado a Classe Regular de Companheiro como pré-requisito para o cumprimento do cartão de companheiro.

Orientado pelo instrutor Fulano de Tal.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Belém – Pa

2009

 

Apresentação

Exemplo1:

(Dá-se uma rápida introdução do tema a ser abordado)

A bíblia é composta de dezenas de livros que se subdividem em capítulos e versículos, essa divisão, dentre outros fatores, facilita o seu manuseio e pesquisas sobre os seus variados temas.  

(Apresenta-se a problemática)

Sem uma correta divisão de seus livros, os estudos dos temas bíblicos teriam um maior grau de dificuldade ao seu aprendizado e ainda poderia fazer com que as pessoas se afastassem ainda mais da bíblia .

(Apresenta-se a proposta do trabalho)

Para facilitar a orientação bíblica, que diz que devemos buscar “um pouco aqui, um pouco ali” os textos bíblicos foram todos inspiradamente divididos. Sendo assim, temos hoje, a bíblia composta no total de 66 livros, divididos em duas partes, Antigo e Novo Testamento. Sendo que o Antigo testamento é composto de 39 livros e o Novo Testamento 27 livros.

(Apresenta-se a proposta do trabalho)

Diante disso, apresentamos o nosso trabalho para o cumprimento do cartão de... que  tem o tema... onde apresentamos...

(O que se espera alcançar com a proposta)

Esperamos que esse trabalho auxilie a outros no melhor manuseio e pesquisa bíblica...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Exemplo2:

(Dá-se uma rápida introdução do tema a ser abordado)

 Sabendo que Clube de Desbravadores possui em sua estrutura organizacional, um processo de formação integral e continuado baseado em cumprimento de cartões de classes regulares e avançadas que promove o desenvolvimento da criança, a partir da infância até a fase adulta, abrangendo os aspectos físico, intelectual, moral e espiritual (religioso).

(Apresenta-se a problemática)

Porém, o fiel cumprimento deste modelo tem trazido resultados pouco satisfatórios, e o que vivenciamos é um alto índice de lideres não investidos, vindo a partir do processo continuado das classes regulares, bem como um grande número de lideres nessas mesmas condições na direção dos Clubes.  Acreditamos que as principais causas dessa incômoda realidade são: o desconhecimento da importância das Classes Regulares, que possuem o necessário para proporcionar uma programação eficaz e dinâmica, falta de um trabalho regular e sistemático em cima dos cartões de classe, e a falta de uma metodologia simplificada que oriente os diretores dos Clubes a aplicar as referidas classes em seus programas anuais.

(Apresenta-se a proposta do trabalho)

Diante dessa perspectiva, propomos que toda ou a maioria das ações dos Clubes de Desbravadores sejam construídas tendo como base os cartões de classes regulares, que por sua vez seriam cumpridos através de um modelo de programação padrão onde nessa programação são incorporados os requisitos dos cartões de classes regulares e Classes Regulares Agrupadas.

(Como se quer atingir essa proposta (a metodologia))

O plano que propomos será aplicado dentro de uma metodologia prática e funcional, caracterizada pela simplicidade, sistematicidade, instrumentalidade e regularidade e estará compilado em um guia, o Guia de Classes Regulares

(O que se espera alcançar com a proposta)

Acreditamos que este Guia auxiliará os Clubes de Desbravadores a terem uma programação mais dinâmica, com objetividade e focada em resultados.

 

 

 

 

 

 

 

 

Desenvolvimento

É o copo do seu trabalho

É a descrição pontuada por tópicos de seu trabalho

1. Justificativa (quando for o caso)

2. Objetivos

- Geral

- Específicos

3. Metodologia, descrição pormenorizada de como se pretende desenvolver o referido trabalho (quando for o caso).

4. Elementos e informações específicos de seu trabalho.

 

Considerações finais ou conclusão (em outra folha)

- Orientações que você gostaria de destacar para o melhor aproveitamento do trabalho proposto, os resultados que se pretende alcançar, etc. (quando for um projeto).

- Destacar informações relevante sobre o que foi aprendido com o trabalho desenvolvido (quando for um tema pesquisado)

Bibliografia (em outra folha)

Identificação das fontes onde foram pesquisados (livros, artigos, sites, etc.)

Anexos (quando for o caso)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DECLARAÇÃO

 

Declaro para os devidos fins que o desbravador Fulano de Tal cumpriu satisfatoriamente o item tal da sessão tal do cartão tal que pede que se cumpra ta, tal e tal.

Por ser verdade, assino abaixo,

 

Cidade, 00 de Mês de ano

 

___________________________________________

Assinatura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ASSOCIAÇÃO BAIXO AMAZONAS

ÁREA DE FORMAÇÃO

 

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO - CLASSES REGULARES

RELATÓRIO MENSAL

1.Região:                 Coord. Regional:              

Fone:                                                

E-mail:

Diretor de Formação:

Fone :

E-mail:

2.Dados do Clube

Clube:

Igreja:

End.:

Fone:

E-mail ou web:

Diretor:

Fone:

Dir. de Formação:

Fone:

3.Números

N° de DBV inscritos regular no Clube:

Nº de diretores:

N° Classes desenvolvidas no período:

Quais Classes:(  )10 anos (  )11 anos(  )12 anos(  )13 anos(  )14 anos(  )15 anos

Classes regulares em andamento:

(   )Amigo (   )Companheiro (   )Pesquizador  (   )Pioneiro(   )Excursionista  (   ) Guia

Dia(s) de reunião(s):

Horário:

Ativ. desenvolvidas como item de cartão:

Quantos investidos em Classe:

Alvo:

 

Data:           /           /         .

4.OBSERVAÇÕES GERAIS:

1. Anexe um breve relatório das dificuldades encontradas.

2. Anexe um breve relatório dos benefícios que o projeto trouxe ao Clube.

3. Envie esta ficha e anexos ao final de cada mês ao Coord. de Formação da Região.

5.ANOTAÇÕES:

 

 

 

 

 

 

           

__________________________________           ______________________________________

                      Diretor do Clube                                                             Diretor de formação

GUIA DO ASPIRANTE

Classe de amigo – 10 anos

 GERAIS

1.       Cumprir os itens 1 e 2 da seção geral

2. Decorar e explicar o Voto e a Lei do Desbravador

VOTO

"Pela graça de Deus

Serei puro, bondoso e leal.

Guardarei a Lei dos Desbravadores,

Serei servo de Deus

E amigo de todos."

("Serei puro, bondoso e leal" e "servo de Deus e amigo de todos" é a maneira clara de dizer tudo quanto a Lei implica).

LEI

"A Lei dos Desbravadores ordena-me:'

"Observar a Devoção Matinal'

(Farei oração e estudo individual da Bíblia cada dia).

"Cumprir fielmente a parte que me corresponde'

(Pelo poder de Deus ajudarei os outros, farei o meu dever e compartilharei honestamente onde estiver).

"Cuidar do meu corpo'

(Serei temperante em todas as coisas e lutarei para alcançar uma alta norma de aptidão física).

"Manter a consciência limpa'

(Não mentirei, roubarei ou enganarei e aborrecerei a conversa suja ou maus pensamentos).

"Ser cortês e obediente'

(Serei bondoso e atencioso para com os outros, refletindo o amor de Jesus em todas as minhas

associações com os outros).

"Andar com reverência na casa de Deus'

(Em qualquer reunião devocional estarei quieto, compenetrado e reverente).

"Ter sempre um cântico no coração'

(Serei alegre e feliz e que a influência de minha vida seja como o Sol radiante para os outros).

"Ir aonde Deus mandar"

(Sempre estarei disposto a compartilhar a minha fé e sair fazendo o bem como Jesus fez).

 

3. Ler o livro para Juvenil do ano em curso

(verificar com o capelão do clube qual o livro do ano para o juvenil ou adotar outro livro adequado à faixa etária)

 

4. Ler de livro “Pela Graça de Deus”

Dependendo do desenvolvimento da leitura de cada desbravador, poderá ser cobrada leituras individuais ou criar dinâmicas de leitura dentro do grupo.

 

 

 

 

 

 

GUIA DO ASPIRANTE – 11 ANOS

Classe regular de Companheiro

Agrupada de Amigo e Companheiro

GERAIS

1.Cumprir os itens 1 e 2 da seção geral

2. Decorar e explicar o Voto e a Lei do Desbravador

VOTO

"Pela graça de Deus

Serei puro, bondoso e leal.

Guardarei a Lei dos Desbravadores,

Serei servo de Deus

E amigo de todos."

("Serei puro, bondoso e leal" e "servo de Deus e amigo de todos" é a maneira clara de dizer tudo quanto a Lei implica).

LEI

"A Lei dos Desbravadores ordena-me:'

"Observar a Devoção Matinal'

(Farei oração e estudo individual da Bíblia cada dia).

"Cumprir fielmente a parte que me corresponde'

(Pelo poder de Deus ajudarei os outros, farei o meu dever e compartilharei honestamente onde estiver).

"Cuidar do meu corpo'

(Serei temperante em todas as coisas e lutarei para alcançar uma alta norma de aptidão física).

"Manter a consciência limpa'

(Não mentirei, roubarei ou enganarei e aborrecerei a conversa suja ou maus pensamentos).

"Ser cortês e obediente'

(Serei bondoso e atencioso para com os outros, refletindo o amor de Jesus em todas as minhas

associações com os outros).

"Andar com reverência na casa de Deus'

(Em qualquer reunião devocional estarei quieto, compenetrado e reverente).

"Ter sempre um cântico no coração'

(Serei alegre e feliz e que a influência de minha vida seja como o Sol radiante para os outros).

"Ir aonde Deus mandar".

 

(Sempre estarei disposto a compartilhar a minha fé e sair fazendo o bem como Jesus fez).

 

3.Ler o livro para Juvenil do ano em curso e resumi-lo em um parágrafo.

(verificar com o capelão do clube qual o livro do ano para o juvenil ou adotar outro livro adequado à faixa etária)

Obs.: O instrutor de classe deverá ensinar o desbravador a fazer o resumo de livros. O guia de classes regulares possui essas orientações, solicite-a ao orientador de formação ou diretor do clube.

 

4.Ler de livro Pela Graça de Deus. Caso não tenha lido anteriormente.

Dependendo do desenvolvimento da leitura de cada desbravador, poderá ser cobrada leituras individuais ou criar dinâmicas de leitura dentro do grupo.

Peça um breve comentário sobre o livro.

 

 

 

 

 

MANUAL DO INSTRUTOR – 12 anos

Classe regular de Pesquisador

Agrupada de Amigo a Pesquisador

GERAIS

1.Cumprir os itens 1 e 2 da seção geral

2. Decorar e explicar o Voto e a Lei do Desbravador

O desbravador da classe regular deverá seguir o que pede no seu cartão, apenas referente à Lei, já o de agrupadas, deverá decorar e fazer um trabalho escrito do Voto e da Lei.

 

VOTO

"Pela graça de Deus

Serei puro, bondoso e leal.

Guardarei a Lei dos Desbravadores,

Serei servo de Deus

E amigo de todos."

("Serei puro, bondoso e leal" e "servo de Deus e amigo de todos" é a maneira clara de dizer tudo quanto a Lei implica).

LEI

"A Lei dos Desbravadores ordena-me:'

"Observar a Devoção Matinal'

(Farei oração e estudo individual da Bíblia cada dia).

"Cumprir fielmente a parte que me corresponde'

(Pelo poder de Deus ajudarei os outros, farei o meu dever e compartilharei honestamente onde estiver).

"Cuidar do meu corpo'

(Serei temperante em todas as coisas e lutarei para alcançar uma alta norma de aptidão física).

"Manter a consciência limpa'

(Não mentirei, roubarei ou enganarei e aborrecerei a conversa suja ou maus pensamentos).

"Ser cortês e obediente'

(Serei bondoso e atencioso para com os outros, refletindo o amor de Jesus em todas as minhas

associações com os outros).

"Andar com reverência na casa de Deus'

(Em qualquer reunião devocional estarei quieto, compenetrado e reverente).

"Ter sempre um cântico no coração'

(Serei alegre e feliz e que a influência de minha vida seja como o Sol radiante para os outros).

"Ir aonde Deus mandar".

 

(Sempre estarei disposto a compartilhar a minha fé e sair fazendo o bem como Jesus fez).

 

3.Ler o livro para Juvenil do ano em curso e resumi-lo em um parágrafo.

(verificar com o capelão do clube qual o livro do ano para o juvenil ou adotar outro livro adequado à faixa etária)

Obs.: O instrutor de classe deverá ensinar o desbravador a fazer o resumo de livros. O guia de classes regulares possui essas orientações, solicite-a ao orientador de formação ou diretor do clube.

 

4.Ler de livro Pela Graça de Deus. Caso não tenha lido anteriormente.

Dependendo do desenvolvimento da leitura de cada desbravador, poderá ser cobrada leituras individuais ou criar dinâmicas de leitura dentro do grupo.

Peça um breve comentário sobre o livro.

 

 

GUIA DO ASPIRANTE – 13 anos

Classe regular de Pioneiro

Agrupada de Amigo a Pioneiro

GERAL

1.  Cumprir os itens 1 e 2.

O desbravador da classe regular deverá decorar e entender o Alvo e o Lema JA, já o de agrupadas, deverá decorar e explicar o Voto, a Lei, o Lema e o Alvo.

VOTO

"Pela graça de Deus

Serei puro, bondoso e leal.

Guardarei a Lei dos Desbravadores,

Serei servo de Deus

E amigo de todos."

("Serei puro, bondoso e leal" e "servo de Deus e amigo de todos" é a maneira clara de dizer tudo quanto a Lei implica).

LEI

"A Lei dos Desbravadores ordena-me:'

"Observar a Devoção Matinal'

(Farei oração e estudo individual da Bíblia cada dia).

"Cumprir fielmente a parte que me corresponde'

(Pelo poder de Deus ajudarei os outros, farei o meu dever e compartilharei honestamente onde estiver).

"Cuidar do meu corpo'

(Serei temperante em todas as coisas e lutarei para alcançar uma alta norma de aptidão física).

"Manter a consciência limpa'

(Não mentirei, roubarei ou enganarei e aborrecerei a conversa suja ou maus pensamentos).

"Ser cortês e obediente'

(Serei bondoso e atencioso para com os outros, refletindo o amor de Jesus em todas as minhas

associações com os outros).

"Andar com reverência na casa de Deus'

(Em qualquer reunião devocional estarei quieto, compenetrado e reverente).

"Ter sempre um cântico no coração'

(Serei alegre e feliz e que a influência de minha vida seja como o Sol radiante para os outros).

"Ir aonde Deus mandar".

 

(Sempre estarei disposto a compartilhar a minha fé e sair fazendo o bem como Jesus fez).

 

Ideais do Ministério Jovem

O ALVO JA

“A mensagem do advento a todo o mundo em minha geração”

Baseado em Mateus 28:18-20

O LEMA JA

“O Amor de Cristo me constrange”

Baseado em II Coríntios 5:14

 

 

2. Ler o livro para Juvenil do ano em curso. Resumir em um parágrafo.

(verificar com o capelão do clube qual o livro do ano para o juvenil ou adotar outro livro adequado à faixa etária)

 

3. Ler de livro Pela Graça de Deus, caso não tenha lido.

A leitura deverá ser feita individual.

Após a leitura, peça um breve comentário sobre o livro

GUIA DO ASPIRANTE – 14 anos

Classe regular de Excursionista

Agrupada de Amigo a Excursionista

GERAIS

1.  Cumprir os itens 1,2 e 3.

O desbravador da classe regular deverá decorar e entender o Voto e o Objetivo JA, já o de agrupadas, deverá decorar e explicar o Voto, a Lei, o Lema, Alvo, Voto JA e Objetivo.

VOTO

"Pela graça de Deus

Serei puro, bondoso e leal.

Guardarei a Lei dos Desbravadores,

Serei servo de Deus

E amigo de todos."

("Serei puro, bondoso e leal" e "servo de Deus e amigo de todos" é a maneira clara de dizer tudo quanto a Lei implica).

LEI

"A Lei dos Desbravadores ordena-me:'

"Observar a Devoção Matinal'

(Farei oração e estudo individual da Bíblia cada dia).

"Cumprir fielmente a parte que me corresponde'

(Pelo poder de Deus ajudarei os outros, farei o meu dever e compartilharei honestamente onde estiver).

"Cuidar do meu corpo'

(Serei temperante em todas as coisas e lutarei para alcançar uma alta norma de aptidão física).

"Manter a consciência limpa'

(Não mentirei, roubarei ou enganarei e aborrecerei a conversa suja ou maus pensamentos).

"Ser cortês e obediente'

(Serei bondoso e atencioso para com os outros, refletindo o amor de Jesus em todas as minhas associações com os outros).

"Andar com reverência na casa de Deus'

(Em qualquer reunião devocional estarei quieto, compenetrado e reverente).

"Ter sempre um cântico no coração'

(Serei alegre e feliz e que a influência de minha vida seja como o Sol radiante para os outros).

"Ir aonde Deus mandar".

(Sempre estarei disposto a compartilhar a minha fé e sair fazendo o bem como Jesus fez).

Ideais do Ministério Jovem

O ALVO JA

“A mensagem do advento a todo o mundo em minha geração”

Baseado em Mateus 28:18-20

O LEMA JA

“O Amor de Cristo me constrange”

Baseado em II Coríntios 5:14

O VOTO JA

Por amor ao Senhor Jesus, prometo tomar parte ativa no Ministério Jovem da igreja, fazendo tudo o que puder para ajudar a outros, e para terminar a obra do evangelho em todo o mundo”.

O Propósito JA

“Os jovens pelos jovens, os jovens pela igreja, os jovens pelos semelhantes”

Inspirado no Slogan “Partilhe sua Fé”, que em 1974 motivou a conquista de jovens em todo o mundo.

O OJETIVO JA

“Salvar do pecado e guiar no serviço”

Adotado em 1926 durante a seção da Associação Geral

A Declaração de Missão do Ministério Jovem

“Trabalhar em favor dos jovens, promovendo companheirismo e fortalecimento espiritual,

capacitando-os para o serviço da igreja e comunidade”.

 

2. Ler o livro para Juvenil do ano em curso. Resumir em um parágrafo.

(verificar com o capelão do clube qual o livro do ano para o juvenil ou adotar outro livro adequado à faixa etária)

3. Ler de livro Pela Graça de Deus, caso não tenha lido.

A leitura deverá ser feita individual.

Após a leitura, peça um breve comentário sobre o livro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GUIA DO ASPIRANTE – 15 anos

Classe regular de Guia

Agrupada de Amigo a Guia

 

GERAIS

1.  Cumprir os itens 1,2 e 3.

O desbravador da classe regular deverá decorar e entender o Voto e o Objetivo JA, já o de agrupadas, deverá decorar e explicar o Voto, a Lei, o Lema, Alvo, Voto JA e Objetivo e Voto a bíblia.

VOTO

"Pela graça de Deus

Serei puro, bondoso e leal.

Guardarei a Lei dos Desbravadores,

Serei servo de Deus

E amigo de todos."

("Serei puro, bondoso e leal" e "servo de Deus e amigo de todos" é a maneira clara de dizer tudo quanto a Lei implica).

 

LEI

"A Lei dos Desbravadores ordena-me:'

"Observar a Devoção Matinal'

(Farei oração e estudo individual da Bíblia cada dia).

"Cumprir fielmente a parte que me corresponde'

(Pelo poder de Deus ajudarei os outros, farei o meu dever e compartilharei honestamente onde estiver).

"Cuidar do meu corpo'

(Serei temperante em todas as coisas e lutarei para alcançar uma alta norma de aptidão física).

"Manter a consciência limpa'

(Não mentirei, roubarei ou enganarei e aborrecerei a conversa suja ou maus pensamentos).

"Ser cortês e obediente'

(Serei bondoso e atencioso para com os outros, refletindo o amor de Jesus em todas as minhas associações com os outros).

"Andar com reverência na casa de Deus'

(Em qualquer reunião devocional estarei quieto, compenetrado e reverente).

"Ter sempre um cântico no coração'

(Serei alegre e feliz e que a influência de minha vida seja como o Sol radiante para os outros).

"Ir aonde Deus mandar".

(Sempre estarei disposto a compartilhar a minha fé e sair fazendo o bem como Jesus fez).

 

Ideais do Ministério Jovem

 

O ALVO JA

“A mensagem do advento a todo o mundo em minha geração”

Baseado em Mateus 28:18-20

 

O LEMA JA

“O Amor de Cristo me constrange”

Baseado em II Coríntios 5:14

 

O VOTO JA

Por amor ao Senhor Jesus, prometo tomar parte ativa no Ministério Jovem da igreja, fazendo tudo o que puder para ajudar a outros, e para terminar a obra do evangelho em todo o mundo”.

O Propósito JA

“Os jovens pelos jovens, os jovens pela igreja, os jovens pelos semelhantes”

Inspirado no Slogan “Partilhe sua Fé”, que em 1974 motivou a conquista de jovens em todo o mundo.

 

 

 

 

O OJETIVO JA

“Salvar do pecado e guiar no serviço”

Adotado em 1926 durante a seção da Associação Geral

A Declaração de Missão do Ministério Jovem

“Trabalhar em favor dos jovens, promovendo companheirismo e fortalecimento espiritual,

capacitando-os para o serviço da igreja e comunidade”.

 

VOTO A BÍBLIA

“Prometo fidelidade a Bíblia, a sua mensagem de um Salvador ressureto, prestes a vir, doador da

vida e liberdade áqueles que nele crêem.

 

 

2. Ler o livro para Juvenil do ano em curso. Resumir em um parágrafo.

(verificar com o capelão do clube qual o livro do ano para o juvenil ou adotar outro livro adequado à faixa etária)

3. Ler de livro Pela Graça de Deus, caso não tenha lido.

4. Ler um livro sobre a história da Igreja Adventista com destaque especial para o seu país

5. Ler o livro Nossa Herança.

A leitura deverá ser feita individual.

Após cada  leitura, peça um breve comentário sobre o livro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


PLANO DE CLASSE BÍBLICA

Gemas bíblicas

Instrutor de classe: _______________________________________________________________ ano: __________________________

 

Período

Tema

Item

Objetivo

Forma de Estudo

Meio de avaliação

1º Sáb.

Grandes Passagens

D. Espiritual.Texto 1

Decorar e explicar

Discussão em grupo

Confirmação presencial

2º Sáb.

Grandes Passagens

D. Espiritual.Texto 2

Decorar e explicar

Discussão em grupo

Confirmação presencial

3º Sáb.

Grandes Passagens

D. Espiritual.Texto 3

Decorar e explicar

Discussão em grupo

Confirmação presencial

4º Sáb.

Salvação

D. Espiritual.Texto 1

Decorar e explicar

Discussão em grupo

Confirmação presencial

5º Sáb.

Salvação

D. Espiritual.Texto 2

Decorar e explicar

Discussão em grupo

Confirmação presencial

6º Sáb.

Salvação

D. Espiritual.Texto 3

Decorar e explicar

Discussão em grupo

Confirmação presencial

7º Sáb.

Doutrinas

D. Espiritual.Texto 1

Decorar e explicar

Discussão em grupo

Confirmação presencial

8º Sáb.

Doutrinas

D. Espiritual.Texto 2

Decorar e explicar

Discussão em grupo

Confirmação presencial

9º Sáb.

Doutrinas

D. Espiritual.Texto 3

Decorar e explicar

Discussão em grupo

Confirmação presencial

10ºSáb.

Oração

D. Espiritual.Texto 1

Decorar e explicar

Discussão em grupo

Confirmação presencial

11ºSáb.

Oração

D. Espiritual.Texto 2

Decorar e explicar

Discussão em grupo

Confirmação presencial

12ºSáb.

Oração

D. Espiritual.Texto 3

Decorar e explicar

Discussão em grupo

Confirmação presencial

13ºSáb.

Relacionamento

D. Espiritual.Texto 1

Decorar e explicar

Discussão em grupo

Confirmação presencial

14ºSáb.

Relacionamento

D. Espiritual.Texto 2

Decorar e explicar

Discussão em grupo

Confirmação presencial

15ºSáb.

Relacionamento

D. Espiritual.Texto 3

Decorar e explicar

Discussão em grupo

Confirmação presencial

16ºSáb.

Comportamento

D. Espiritual.Texto 1

Decorar e explicar

Discussão em grupo

Confirmação presencial

17ºSáb.

Comportamento

D. Espiritual.Texto 2

Decorar e explicar

Discussão em grupo

Confirmação presencial

18ºSáb.

Comportamento

D. Espiritual.Texto 3

Decorar e explicar

Discussão em grupo

Confirmação presencial

19ºSáb.

Promessas/Louvor

D. Espiritual.Texto 1

Decorar e explicar

Discussão em grupo

Confirmação presencial

20º áb.

Promessas/Louvor

D. Espiritual.Texto 2

Decorar e explicar

Discussão em grupo

Confirmação presencial

21ºSáb.

Promessas/Louvor

D. Espiritual.Texto 3

Decorar e explicar

Discussão em grupo

Confirmação presencial

22ºSáb.

Amigo

D. Espiritual. 3

Decorar e explicar

Discussão em grupo

Trabalho escrito

22ºSáb.

Companheiro

D. Esp. 3 (escolher 1)

Demonstrar conhecimento

Exposição em grupo

Trabalho escrito

22ºSáb.

Pesquisador

D. Esp.3 e 4(escolher )

Demonstrar conhecimento

Discussão em grupo

Confirmação presencial

22ºSáb.

Pioneiro

D. Esp. 2

Apresentar um estudo

Exposição em grupo

Trabalho escrito

22ºSáb.

Excursionista

D. Esp. 2

Apresentar um estudo

Exposição em grupo

Trabalho escrito

22ºSáb.

Guia

D. Esp. 2

Apresentar um estudo

Exposição em grupo

Trabalho escrito

 

PLANO DE CLASSE BÍBLICA

Palestras temáticas

Instrutor de classe: _______________________________________________________________ ano: __________________________

 

23ºSáb.

Princípios de saúde

Interesse geral

Assistir

Debater em grupo

Relatório

24ºSáb.

Princípios de dieta saudável

Interesse geral

Assistir

Debater em grupo

Relatório

25ºSáb.

Pressão de grupo e seu papel na tomada de decisões

Interesse geral

Assistir

Debater em grupo

Relatório

26ºSáb.

Modéstia Cristã

Interesse geral

Assistir

Debater em grupo

Relatório

27ºSáb.

Sexualidade e o plano de Deus para o sexo

Interesse geral

Assistir

Debater em grupo

Relatório

28ºSáb.

Violência domestica

Interesse geral

Assistir

Debater em grupo

Relatório

29ºSáb.

Auto-estima ,Otimismo e pessimismo

Interesse geral

Assistir

Debater em grupo

Relatório

30ºSáb.

As vantagens do estilo de vida Adventista

Interesse geral

Assistir

Debater em grupo

Relatório

31ºSáb.

Drogas

Interesse geral

Assistir

Debater em grupo

Relatório

32ºSáb.

Aborto

Interesse geral

Assistir

Debater em grupo

Relatório

33ºSáb.

Amizade

Interesse geral

Assistir

Debater em grupo

Relatório

34ºSáb.

O serviço do santuário

Interesse geral

Assistir

Debater em grupo

Relatório

35º Sáb.

A Importância da escolha profissional

Interesse Geral

Assistir

Debater em grupo

Relatório

36º

Como se relacionar com os pais

Interesse Geral

Assistir

Debater em grupo

Relatório

37º

A escolha da pessoa certa para namorar

Interesse Geral

Assistir

Debater em grupo

Relatório

38º

Aptidão física e exercício regular

Interesse Geral

Assistir

Debater em grupo

Relatório

39º

Finanças pessoais

Interesse Geral

Assistir

Debater em grupo

Relatório

 

Orientador: ___________________________________________                                    Diretor de Formação: ____________________________________________

 

CLASSE BÍBLICA

ESCALA DE PALESTRANTES/CAPELÃO DO CLUBE

TEMA

PALESTRANTE

DATA

TELEFONE

- Princípios de saúde

 

 

 

- Princípios de dieta saudável

 

 

 

- Pressão de grupo e seu papel na tomada de decisões

 

 

 

- Modéstia Cristã

 

 

 

- Sexualidade e o plano de Deus para o sexo

 

 

 

- Violência doméstica

 

 

 

- Auto-estima, otimismo e pessimismo

 

 

 

- As vantagens do estilo de vida Adventista

 

 

 

- Drogas

 

 

 

- Aborto

 

 

 

- Amizade

 

 

 

- O serviço do santuário

 

 

 

- A Importância da escolha profissional

 

 

 

- Como se relacionar com os pais

 

 

 

- A escolha da pessoa certa para namorar

 

 

 

- Aptidão física e exercício regular

 

 

 

-Finanças pessoais

 

 

 

- Acessibilidade

 

 

 

 

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados 23ª Região em Nome de jorge Luis Marques

Crie um site grátisWebnode